Beja: «Este é um momento histórico. Sintamo-nos corresponsáveis», Fernando Moita

Diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã apelou à “utilização dos novos recursos” para a disciplina

A partir de Madrid, onde se encontrava a participar no XVII Congresso das Escuelas Catolicas, Fernando Moita pediu ontem aos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para que utilizem “os novos recursos digitais da disciplina”.

“Estamos a viver um tempo de grande beleza. Temos agora de saber usar estes recursos, de lhes mexer, de os rentabilizar em sala de aula para os podermos também melhorar”, afirmou em videochamada com os docentes que participaram em nova formação interdiocesana sobre os recursos digitais presentes na escola virtual da Porto Editora.

Perante docentes do Algarve, Beja e Évora, o responsável nacional pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã lembrou ser esta plataforma [ndr: escola virtual] onde “a maioria dos nossos alunos está” e os novos recursos “são uma aposta que deve ser abraçada por todos”.

“Esta é uma aposta de todos nós. Sintamo-nos todos corresponsáveis neste momento histórico em que a disciplina abraça o mundo digital. Que as nossas aprendizagens essenciais, as nossas aulas, o nosso contributo seja robustecido”, desejou.

Consciente de que esta aposta “não é o princípio nem o fim de nada”, Fernando Moita afirmou que “os recursos são mais um instrumento” que precisa de “ter professores que os saibam utilizar”.

“Este é o nosso grande desafio hoje. Temos mais recursos disponíveis e precisamos de ‘unhas’ para saber tocar neles. Esta aposta é para continuar e queremos, dentro de dois, três anos, criar mais recursos”, completou.

Manhã formativa para os vários ciclos de ensino

Ao longo da manhã de ontem os 32 docentes ficaram a conhecer a plataforma escola virtual e as mais de cinco centenas de recursos disponíveis para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

“Estes novos manuais e recursos na escola virtual estão mesmo o máximo”, disse Filipa Nobre, docente de EMRC no Algarve.

Também Mafalda Henriques se mostrou “muito satisfeita” pela aposta do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

“Penso que estes recursos são mesmo mais-valia para a disciplina. Sabemos o quanto a imagem conta para os nossos alunos hoje. Diria mesmo que sou fã destes recursos pois vão ajudar-nos junto dos nossos alunos”, sustentou.

As formações interdiocesanas vão continuar a percorrer Portugal. A 16 de novembro a iniciativa chega a Lamego. A 23 de novembro é a vez de Lisboa acolher a formação.

Educris|10.11.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades