Leiria-Fátima: Secretariado da EMRC com novos responsáveis

Experiência inédita de «colegialidade» no serviço da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), nomeou,em novembro último, três professores, Alexandra Varela, Moisés Lobo e Pedro Coelho, como novos responsáveis pelo Serviço de Pastoral das Escolas (SPE) da diocese, num regime “colegial”, após a renúncia do padre Gonçalo Diniz, antigo diretor deste serviço, “por motivos de saúde”, lê-se no decreto de nomeação.

“Aceitei esta nomeação como um trabalho na continuidade. Os três já fazíamos parte da equipa do SPE e quando me foi pedido senti que não podia dizer que não. Trata-se de continuar a missão de sempre com o coração e a noção de que o trabalho colegial faz falta e faz sentido”, explica ao EDUCRIS Alexandra Varela.

Para Moisés Lobo, outro dos nomeados, o desafio do SPE passa por “estar atento às diferentes necessidades dos professores”, e ir “resolvendo as questões em colegialidade, sempre com o bispo diocesano e com o Secretariado Nacional da Educação Cristã”.

Em declarações ao EDUCRIS, à margem da reunião dos responsáveis diocesanos da EMRC, o docente lamenta “a falta de professores”, transversal a várias áreas do conhecimento, e sustenta a necessidade de mais e melhor formação.

“Para além do problema da falta de professores apostamos, ao longo do ano e na continuidade do trabalho realizado, em formações várias quer a nível diocesano, quer a nível nacional”.

Num «Plano de Atividades» para a EMRC na diocese de Leiria-Fátima, criado “com o padre Gonçalo Diniz”, as formações passam pelo aprofundamento “das novas tecnologias, na exegese bíblica e nas várias iniciativas propostas apoiadas pelo SNEC, bem como as apresentadas pelos centros de formação das escolas”.

A 26 de abril, em Fátima, o SPE organiza o XI Interescolas para os alunos do 2º ciclo sob o tema «Tu és cool! Cuida!».

Educris|21.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades