EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Comemoração dos Fiéis Defuntos: « A força da sua ressurreição»

1. Seja qual for o texto de Paulo hoje lido e escutado, neste dia 2 de novembro, Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, é sempre de uma enxurrada de vida nova que se trata, mas que, a fazer fé no que se sente, ouve e vê, já não nos diz nada, não fala para nós, nenhuma fome nos mata, nenhuma sede nos apaga, não responde a nenhuma inquietação nossa. E, todavia, os textos de Paulo que hoje lemos, quer provenham das Cartas aos Coríntios ou aos Tessalonicenses, eram ansiosa e atentamente recebidos e respondiam às questões que se punham os cristãos das comunidades dos anos 50: o que acontece com a nossa morte? O que vai acontecer quando Cristo Ressuscitado vier ao nosso encontro? E como pode a humanidade das gerações que viveram e morreram antes de Jesus ter aparecido a calcorrear os caminhos da Palestina beneficiar da salvação por Ele trazida e oferecida?

2. Em boa verdade, não parece credível que as questões acima formuladas façam parte das preocupações das pessoas que hoje frequentam as igrejas ou visitam os cemitérios das nossas comunidades paroquiais. Tanto quanto nos podemos aperceber, as questões que as gentes de hoje transportam têm mais a ver com a situação daqueles que a morte separou de nós: o que permanece da relação que tínhamos com eles? O que permanece sobretudo da amizade, do amor, do carinho que se partilhava quando eles ainda estavam connosco? Haverá alguma maneira, alguma possibilidade de lhes permanecermos fiéis? Poderemos, porventura, fazer algo mais do que colocar estas flores sobre a sua campa?

3. Podemos, com certeza, pôr tranquilamente de parte a imagem do toque da trombeta e dos restos mortais a saírem dos túmulos. Mas também podemos abandonar sem medo o medo quotidiano da morte que uma certa pregação medieval e moderna incutia nas pessoas. É sabido, de resto, que esta comemoração de todos os fiéis defuntos é de origem medieval e monástica, e acusa, por vezes, traços de piedade duvidosa e supersticiosa, acentuados ainda por outras estranhas ideologias que, de forma difusa, dissimulada e até violenta, invadem hoje o nosso quotidiano.

4. Estranha Boa Nova que amedrontava para levar à conversão. Conversão a que deus?, temos de nos perguntar. Porque não era seguramente àquele Deus a quem Jesus tratava e nos ensinou a tratar por Pai. E a força explosiva dos textos de Paulo hoje lidos não está nos acessórios, mas reside toda no nosso conhecimento pessoal, experimental (ginôskô / yada?), de Jesus Cristo e da força (dýnamis) da sua Ressurreição (Filipenses 3,8 e 10). «Em verdade, em verdade, vos digo: “Quem escuta a minha palavra e acredita naquele que me enviou, tem a vida eterna, e passou da morte para a vida”» (João 5,24).

5. Sim, esta Palavra nova que Jesus faz irromper na nossa vida faz-nos saber que o peso e o medo da morte já passou, afinal, para trás de nós, de tal modo que já não pode ameaçar apagar, mais dia, menos dia, como uma esponja, a vida que vamos construindo com o amor novo que nos vem do Ressuscitado, pois é este amor que nos faz passar da morte para a vida (1 João 3,14). E mesmo quando o sofrimento cai sobre nós como uma avalanche, transformando a nossa vida num insuportável pesadelo, como sucede com Job, seremos ainda levados a descobrir que não é Deus que nos persegue e fustiga, pois Ele permanece ao nosso lado, dado que é Ele o nosso «familiar mais próximo», que é o nosso «redentor» (go?el) (Job 19,25), aquele a quem cabe o dever, a obrigação, de velar sempre por nós em todas as situações difíceis da nossa vida. Os pretensos e falsos amigos de Job tudo fazem para o fazer calar. Vão de argumento em argumento. Só Deus se vem verdadeiramente sentar ao nosso lado, põe a sua mão de Pai sobre o nosso ombro (Job 9,33), carrega sobre si as nossas dores e a nossa morte (Isaías 53,4; Mateus 8,17; Hebreus 2,14-15), limpa os nossos olhos e o terreno todo à nossa frente, dá-nos a mão para a liberdade, libertando-nos também do temor da morte (Hebreus 2,15).

6. Estranha aberração que a Igreja tenha durante tanto tempo pregado a resignação, a aceitação do sofrimento, mas também da injustiça e da desigualdade. Sim, mas a fé na ressurreição é esta força (dýnamis), esta alavanca, que mantém Job de pé, e o leva a recusar até ao fim a resignação, a demissão, a ideia de um Deus que ficaria satisfeito com a injustiça suportada.

7. Faz-nos bem sentar hoje com tempo na página do Evangelho (Mateus 11,25-30). As poucas linhas que a atravessam guardam o segredo mais inteiro de Jesus. Há quem considere estas breves linhas como o mais belo e importante dizer de Jesus nos Evangelhos Sinóticos. Na verdade, estas linhas leves e ledas como asas guardam o segredo mais inteiro de Jesus, o seu tesouro mais profundo, o tesouro ou a pedra preciosa da parábola (Mateus 13,44-46), preciosa e firme, porque leve e suave como uma almofada, onde Jesus pode reclinar tranquilamente a cabeça (João 1,18), e tranquilamente conduzir, dormindo mansamente à popa, a nossa barca no meio deste mar encapelado (Marcos 4,38). Nos lábios de Jesus, chama-se «PAI» (Mateus 11,25) este lugar seguro e manso, doce e aprazível, que acolhe os pequeninos, os senta sobre os seus joelhos, lhes conta a sua história mais bela, e lhes afaga o rosto com ternura. Diz bem Santo Agostinho que «o peso de Cristo é tão leve que levanta, como o peso das asas para os passarinhos!».

8. «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos (népioi)» (Mateus 11,25). Sim, aos pequeninos, grego népioi, que em sonoridade portuguesa daria «népias», nada, nenhuma ciência, nenhum poder, nenhum valor autónomo. Ó abismo da sabedoria dos pequeninos, daqueles que nada podem fazer sozinhos, mas que sabem confiar, e sabem que podem confiar, e sabem em quem podem confiar (2 Timóteo 2,12). É sobre os pequeninos que recai toda a atenção de Jesus, que, de resto, voluntariamente se confunde com eles, pois diz: «Todas as vezes que fizestes isto (ou o deixastes de fazer) a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a Mim que o fizestes (ou o deixastes de fazer)» (Mateus 25,40 e 45). E, no ritual do Batismo, são estes os dizeres que acompanham a entrega da vela acesa aos pais e padrinhos das crianças batizadas: «a vós, pais e padrinhos, se confia o encargo de velar por esta luz, para que estes pequeninos, iluminados por Cristo…».

9. Abre-se aqui um dos mais belos fios de ouro da espiritualidade cristã, habitualmente denominado por «infância espiritual», o «pequeno caminho», «o permanecer pequeno», «o estar nos braços de Jesus», que Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897) exalta na sua História de uma alma, que tem a sua nascente mais funda naquela maravilha que é o Salmo 131,2, em que o orante se diz assim: «Estou tranquilo e sereno/, como criança desmamada (gamûl),/ no colo da sua mãe;/ como criança desmamada,/ está em mim a minha alma». Não se trata de uma quietude irracional e cega, semelhante à do recém-nascido, depois de ter mamado no seio da sua mãe. O texto fala de uma criança desmamada (gamûl). E é sabido que, no Oriente, o desmame oficial acontecia tarde, pelos três anos, e dava origem a uma grande festa familiar (cf. Génesis 21,8; 1 Samuel 1,22-24). Também o famoso Padre Jesuíta francês, Léonce de Grandmaison (1868-1927), se segurava neste fio de ouro, e rezava assim: «Santa Maria, Mãe de Deus, conserva em mim um coração de criança, puro e transparente, como uma nascente».

10. Os pequeninos, os népioi, népias, que nada valem de per si, dependem dos seus pais ou de alguém que cuide deles com carinho. Se Jesus os traz desta maneira para a primeira página, temos então de perguntar: o que é que são então cristãos adultos, maduros na sua fé? Serão aqueles que sabem tudo, que estão seguros de si, que chegaram ao fim de um curso ou percurso, que têm tudo na mão, que já não são dependentes porque já não precisam de ninguém que cuide deles? Seguramente não. Cristãos adultos na sua fé são aqueles que sabem que precisam de Deus a todo o momento, e que sabem debruçar-se sobre os pequeninos com amor. Cristãos adultos na fé não somos nós que pensamos que temos as chaves de tudo e de todos, mas somos nós como filhos de Deus, a quem carinhosamente tratamos por PAI (?Abba?), em quem depositamos toda a nossa confiança, somos nós como filhos e irmãos, carinhosamente atentos uns aos outros, até ao ponto sem retorno de já não sabermos viver senão repartindo o pão e o coração.

11. «Eu Te bendigo, ó PAI, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos» (Mateus 11,25; cf. Lucas 10,21). Esta é uma das muitas vezes em que, nos Evangelhos, Jesus aparece a rezar ao PAI, mas é uma das poucas vezes em que nos é dada a graça de ouvirmos o conteúdo da oração de Jesus [além desta vez, só no Getsémani: «PAI, se é possível, afasta de mim este cálice, mas não se faça a minha vontade, mas sim a tua» (Mateus 26,39 e 42), e na Cruz: «Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?» (Mateus 27,46); «PAI, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem» (Lucas 23,34); «PAI, nas tuas mãos entrego o meu espírito» (Lucas 23,46)]. Note-se que a belíssima oração do «PAI Nosso» (Mateus 6,9-13; cf. Lucas 11,2-4) é-nos ensinada por Jesus, mas não o ouvimos a rezá-la. Um cristão adulto na sua fé, isto é, na sua confiança, tem de se pôr, como Jesus, totalmente nas mãos seguras e carinhosas do PAI, única direção da sua e da nossa vida.

12. É assim que o Evangelho deste Dia entra por nós adentro, cortante como uma espada de dois gumes ou como um bisturi. Nenhum arrogante raciocínio, nenhum orgulho, nenhuma escada por nós construída, conduz a Deus. Nenhuma arrogância conduz a Deus. Jesus, Mestre novo, não aponta para coisas nem ensina coisas. Ele diz: «Vinde a Mim» e «aprendei de Mim» (Mateus 11,28 e 29). Com Jesus. Como Jesus. Ele não ensina coisas. Ensina-se a si mesmo, dando-se a si mesmo. Aprendeu do Pai, que tudo lhe deu (Mateus 11,27). Dar e receber. Jugo suave e carga leve (Mateus 11,30). Como os missionários do Evangelho, que devem partir sempre sem ouro, nem prata, nem cobre, nem saco, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, dando de graça o que de graça receberam (Mateus 10,8-9). Nenhum acessório nos faz falta. Nenhuma estratégia dá certo. Basta-nos Cristo no coração, e a vida, sim, a nossa vida, para dar.

13. O Salmo 27 pode deixar-nos nos braços de Deus, cantando e decantando a luz e a confiança que de Deus recebemos. Mas também a suavidade, a bondade e a beleza nos encantam. Corolário normal, ainda que sempre de excecional elevação, para este dia e para esta liturgia, que nos deixa sempre tranquilos a brincar à porta da Casa de Deus, sob o olhar carinhoso e atento de Deus.

 

Senhor,

Tu firmaste a terra há muito tempo,

O céu é obra das tuas mãos.

Eles perecem, mas Tu permaneces.

Eles ficam gastos como a roupa.

 

Sim,

Tu os mudarás como um vestido,

E eles ficarão mudados.

Mas tu permaneces sempre o mesmo,

E os teus anos jamais findarão.

 

O homem é como a erva,

E toda a sua glória como a flor do campo.

Seca a erva e murcha a flor,

Mas a tua Palavra, Senhor, permanece para sempre.

 

Neste mês em que a paisagem muda,

As folhas caem,

As árvores choram,

E nós verificamos que a nossa vida é breve e frágil,

Como a lançadeira no tear,

Assiste-nos, Senhor, mais de perto, com a tua bondade,

Sustém os nossos passos vacilantes,

Alumia os olhos do nosso coração titubeante,

Faz-nos sentir a alegria da tua presença carinhosa,

Senta-nos à mesa da certeza da tua salvação.

 

António Couto



Recursos:
JNC18: Reportagem Educris:
JNC18: Homilia de D. António Moiteiro na eucaristia de encerramento das Jornadas:
JNC18: Conclusões das Jornadas Nacionais de Catequistas:Download Documento
JNC18: «Conclusões»:
«Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje», por Maria Luísa Boléo:
JNC18: «Catequista: Discípulo e acompanhante», por Paulo Campino:
JNC18: «Primeiro Anúncio e Discipulado: Objetivos, Conteúdos e Pedagogia», por Maria Luísa Boléo:
Áudio: «Conclusões», por padre Tiago Neto, irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves :
Áudio: «Conclusões», por padre Tiago Neto, irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves

Ouça e leve consigo as «Conclusões», por padre Tiago Neto, irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves nas Jornadas Nacionais de Catequistas

Áudio: «Catequista:Discípulo e acompanhante», por Paulo Campino:
Áudio: «Catequista:Discípulo e acompanhante», por Paulo Campino

Ouça e leve consigo o áudio da conferência «Catequista:Discípulo e acompanhante», proferida elo diácono Paulo Campino nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2018.

JNC18: «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada», por Armindo Vaz, UCP:
JNC18: «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», pelo padre Joaquim Ganhão:
Áudio: «A palavra de Deus lida, refletida e rezada»:
Áudio: «A palavra de Deus lida, refletida e rezada»

Ouça e leve consigo o áudio da conferência «A palavra de Deus lida, refletida e rezada» proferida pelo padre Armindo Vaz, da UCP, nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018.

Áudio: «Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje»:
Áudio: «Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje»

Ouça e leve consigo, em podcast, o áudio da conferência «Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje», proferida por Maria Luísa Boléo nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018

Áudio: «Primeiro Anúncio e Discipulado - Objetivos, conteúdos e Pedagogia»:
Áudio: «Primeiro Anúncio e Discipulado - Objetivos, conteúdos e Pedagogia»

Ouça e leve consigo a conferência «Primeiro Anúncio e Discipulado - Objetivos, conteúdos e Pedagogia» proferida por Maria Luísa Boléo nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018

JNC18: «Homilia de D. António Moiteiro na abertura das Jornadas Nacionais:
Áudio: As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», padre Joaquim Ganhão:
Áudio: As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», padre Joaquim Ganhão

Ouça e leve consigo a conferência «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», proferida pelo padre Joaquim Ganhão nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018

JNC18: «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada», por Armindo Vaz, UCP:Download Documento
JNC18: «Primeiro anúncio e discipulado - Tema 1 do curso «Ser catequista Hoje»:Download Documento
JNC18: Plano de formação de catequistas, Maria Luisa Boléo:Download Documento
JNC18: «O Plano de Formação de Catequistas 2018», por D. António Moiteiro:
JNC18/Áudio: «O Plano de formação de Catequistas 2018», por D. António Moiteiro:
JNC18/Áudio: «O Plano de formação de Catequistas 2018», por D. António Moiteiro

Ouça e leve consigo a conferência de D. António Moiteiro subordinada ao tema «O Plano de Formação de Catequistas, 2018»

JNC18: «O Plano de Formação de Catequistas 2018», por D. António Moiteiro:Download Documento
EC: Alocução de D. Manuel Pelino Domingues:
EC: IV Peregrinação da Escola Católica:
EC: Melhores Momentos:
Revista Mensagem - Especial Ano missionário:Download Documento
Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã 2018:Download Documento
Conclusões do II Congresso Internacional da Catequese:
Mensagem do Papa Francisco aos Catequistas:Download Documento
Interioridade: A «revolução da Toalha»:
IV Peregrinação das Escolas Católicas - Cartaz:Download Documento
JNC18: Ficha de inscrição:Download Documento
Concurso «Eu Posso!»:Download Documento
Catálogo FSNEC 2018/19:Download Documento
Balanço do ano letivo 2017/18:
APEC: «É dando que se recebe: a importância das emoções nas nossas vidas»:
APEC: «É dando que se recebe: a importância das emoções nas nossas vidas» :
D. Manuel Pelino Domingues: reflexão aos alunos:
D. Manuel Pelino Domingues: reflexão aos alunos

Ouça a reflexão de D. Manuel Pelino Domingues, vogal da CEECDF e Bispo emérito do Santarém aos cerca de 4500 alunos presentes no XVIII Interescolas do 1º ciclo que se realizou em Fátima a 25 de maio de 2018.

XVIII Interescolas do 1º Ciclo: «Sorri para Mim!»:
Melhores imagens do Encontro:
«Coimbra, cidade do Amor»:
Áudio: Vencedor da 3ª Edição «Bíblia Moov»:
Áudio: Vencedor da 3ª Edição «Bíblia Moov»

Ouça as declarações do professor de EMRC, Luís Silva, após a vitória da 3ª edição do Bíblia Moov.

Flash Video: «Coimbra, cidade do amor»:
XVIII Interescolas do 1º Ciclo - ficha de inscrição 2018:Download Documento
XVIII Interescolas do 1º Ciclo - Cartaz 2018:Download Documento
VIII ENES: Melhores imagens do «DESA(R)MA_TE!»:
VIII ENES: Ser protagonista no Mundo para construir a «Civilização do Amor»:
VIII ENES: Alocução de D José Traquina, Bispo de Santarém:
ENC18:Homilia na Eucaristia de encerramento:
ENC18: «A formação de catequistas: perspetivas atuais»:
Áudio: «A formação de catequistas: Perspetivas atuais»:
Áudio: «A formação de catequistas: Perspetivas atuais»

Ouça e leve consigo a conferência de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) no 57º Encontro Nacional de Catequese, sob o tema «Catequista: Identidade e Missão».

ENC18: Um novo projeto de formação e a necessidade de ser discípulo:
ENC18: «A Alegria de ser Catequista»:
ENC18: «O discipulado no Novo testamento»:
Áudio: «A Alegria de ser Catequista»:
Áudio: «A Alegria de ser Catequista»

Ouça e leve a consigo a partilha e testemunho de Maria Luísa Boléo na conferência «A Alegria de ser Catequista», proferida no 57º Encontro Nacional de Catequese

Áudio: «O discipulado no Novo testamento»:
Áudio: «O discipulado no Novo testamento»

OUça e leve consigo em mp3 o áudio da conferência de D. José Ornelas, Bispoda diocese de Setúbal, no 57º Encontro Nacional de Catequese que decorreu em Setúbal de 3 a 6 de abril de 2018.

Reportagem: II Jornadas Locais das Escolas Católicas - Santo Tirso:
Braga: «Como é que a Escola Católica Anuncia Jesus Cristo?»:
Áudio/Eduardo Duque: «O 'jovem' perante o facto religioso»:
Áudio/Eduardo Duque: «O 'jovem' perante o facto religioso»

Ouça e leve consigo a conferência de Eduardo Duque, sociólogo, nas Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC 2018.

Áudio/Luís Miguel F. Rodrigues: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»:
Áudio/Luís Miguel F. Rodrigues: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»

Ouça e leve consigo a conferência de Luís Miguel F. Rodrigues sob o tema «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância», proferida nas Formações (inter) diocesanas, 2018

Eduardo Duque: «O 'jovem' perante o facto religioso»:
Luís Miguel F. Rodrigues: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»:
Mensagem de D. Jorge Ortiga aos professores de EMRC:
«Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»:
Áudio: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»:
Áudio: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»

Ouça e leve consigo a conferência de Fabrizia Raguso, psicóloga,  nas Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC 2018. 

Verdade, Ciência e Religião:Download Documento
JLEC 2018: «Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Lisboa:
«O "jovem" perante o facto religioso»:
Áudio: «O "jovem" perante o facto religioso»:
Áudio: «O "jovem" perante o facto religioso»

Conferência de Helena Gil Costa, socióloga e master em Criatividade Aplicada Total, nas Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC 2018. 

Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Lisboa:
 
Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Lisboa

«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo» foi o tema da conferência de D. Joaquim Mendes perante mais de 100 professores e alunos das Jornadas Locais das Escolas Católicas (JLEC) que decorreram no Estoril, no Patriarcado de Lisboa.

II edição das Jornadas Locais 2018-Estoril:
Lisboa: Desafios e propostas para a lecionação no 1º ciclo e Secundário:
Celebração para o Dia dos Pastorinhos:Download Documento
Tempo de adoração eucarística: 24 horas para o Senhor:Download Documento
«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Aveiro:
Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Aveiro:
Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Aveiro

«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo» foi o tema da conferência de D. António Moiteiro perante mais de 150 professores e alunos das Jornadas Locais das Escolas Católicas (JLEC) que decorreram em Aveiro.

«O Novo Regulamento Comunitário de Proteção de Dados», parte 2:
«O Novo Regulamento Comunitário de Proteção de Dados», parte 1:
1ª edição das Jornadas Locais das Escolas Católicas - Calvão:
Homilia de D. António Moiteiro, Calvão:
Áudio: homilia de D. António Moiteiro, Calvão:
Áudio: homilia de D. António Moiteiro, Calvão

Ouça e leve consigo a homilia de D. António Moiteiro aos participantes das Jornadas Locais das Escolas Católicas do centro que decorreu no Colégio de Calvão, em Vagos.

VIII ENES: Ficha de inscrição:Download Documento
Santarém: Campanha de Quaresma 2018:Download Documento
Lisboa: Campanha de Quaresma 2018:Download Documento
Áudio: III edição «Do Clique ao Toque»:
Áudio: III edição «Do Clique ao Toque»

III edição contou com mais de meia centena de participantes e foi organizada pelo Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa no passado dia 27 de janeiro de 2018.

III edição «Do Clique ao Toque» apresentou "novidades da fé" no digital:
Angra: Campanha de Quaresma 2018:Download Documento
Edição de Viseu analisou adolescência e infância:
«Uma missão mais do que uma profissão»:
«Uma missão mais do que uma profissão»

Ouça a alocução de D. Manuel Felício, bispo da Guarda, na formação (inter) diocesana de professores de EMRC que decorreu em Viseu a 27 de janeiro de 2018

«Ser testemunho de Jesus»:
«Ser testemunho de Jesus»

Alocução de D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, aos professores de EMRC reunidos na formação interdiocesana de 27 de janeiro de 2018

O Novo Regulamento Comunitário de Proteção de Dados:Download Documento
São Francisco de Sales:
Santo Estevão:
«A Alegria do Encontro»:Download Documento
Questionário Viseu:Download Documento
Questionário Gaia/Porto:Download Documento
Questionário Almada/Setúbal:Download Documento
Formações (inter) diocesanas refletem sobre 1º ciclo e Secundário:
Discurso do Papa Francisco à Associação Italiana de Professores Católicos:Download Documento
«Porque é que os cristãos devem espalhar a paz?»:
«Sustentabilidade, um novo princípio social?»:
«Relação do Estado português com o ensino não estatal – uma teoria desprovida de práxis»:Download Documento
«Da Populorum Progressio à Laudato Si»:Download Documento
Santarém: Proposta de Advento 2017:Download Documento
Santarém: Calendário de Advento 2017:Download Documento
SS17: Catequese Adolescência:Download Documento
SS17: Catequese infância:Download Documento
Áudio: Balanço e desafios para a catequese:
Áudio: Balanço e desafios para a catequese

Ouça e leve consigo a reflexão de Cristina Sá Carvalho, coordenadora do Departamento de Catequese, com o balanço e os desafios deixados pelas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017

Áudio: «O Encontro com Jesus Cristo»:
Áudio: «O Encontro com Jesus Cristo»

Ouça e leve consigo a conferência «O Encontro com Jesus Cristo» proferida pelo padre José Frazão SJ nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017.

Áudio: «Linhas programáticas para a Catequese»:
Áudio: «Linhas programáticas para a Catequese»

Ouça e leve consigo a conferência «Linhas programáticas para a Catequese» proferida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017.

Áudio: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues:
Áudio: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues

Disponibilizamos a homilia do vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) na Eucaristia de dia 4 de novembro em contexto de Jornadas Nacionais de Catequistas 2017 (JNC17)

Áudio: «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado»:
Áudio: «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado»

Veja, ou reveja, a reflexão «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado» que o padre Mário Rodrigues de Sousa, da diocese do Algarve, trouxe às Jornadas Nacionais de Catequistas 2017

Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã 2017:Download Documento
JNC 2017: Ficha de inscrição:Download Documento
Planificador anual de catequese - ao ritmo da liturgia:Download Documento
1º Encontro da Catequese 2017:Download Documento
Ferramenta para a planificação anual da catequese:Download Documento
AP: A propósito da ideologia de Género:Download Documento
Estatísticas das Escolas Católicas 2016/2017:Download Documento
Catálogo FSNEC 2017/18:Download Documento
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a quarta parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a terceira parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a quarta parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a terceira parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

Ouça a parte 1, a parte 2

Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a segunda parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Ouça, também, a parte 1

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a segunda parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a primeira parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a primeira parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

«A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre»:
«A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre»

Ouça o painel «A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre» proferida na ação de formação para direções das escolas católicas a 20 de junho de 2017

«Como é que a Escola Católica responde aos desafios da educação hoje»:
«Como é que a Escola Católica responde aos desafios da educação hoje»

Ouça a conferência do padre João Seabra proferida na ação de formação para direções das escolas católicas a 20 de junho de 2017

«A importância do colaborador não docente nos projetos das nossas escolas»:Download Documento
Ficha de inscrição:Download Documento
01. Revista Mensagem - Especial Centenário das Aparições:Download Documento
02. Como implementar a caminhada CENTENÁRIO de FÁTIMA:Download Documento
03. Guião para elaborar o Roteiro do Peregrino:Download Documento
04. Bússola - A Mensagem:Download Documento
04. Bússola para escrever o roteiro do Peregrino - word:Download Documento
05. Roteiro do Peregrino - nos passos dos pastorinhos:Download Documento
06. Testemunhos dos pastorinhos para o dia da mãe:Download Documento
16. Catequese familiar - guia para pais:Download Documento
15. Catequese paroquial de pais - 2ª sessão:Download Documento
15. Catequese paroquial de pais - 1ª sessão:Download Documento
13. Maria, caminho para Jesus:Download Documento
12. Maria, convite à conversão - oração em família:Download Documento
Anexo 1 - Aula 1:Download Documento
Anexo 3 - Aula 2:Download Documento
Anexo II - Aula 1 - PPT:Download Documento
Ilustrações - 3º e 4º ano:Download Documento
Ilustrações:Download Documento
Áudio: «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»:
Áudio: «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»

Ouça e leve consigo a conferência «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida», por José Eduardo Borges de Pinho, UCP, durante a formação de docentes de EMRC 2017, subordinada ao tema «Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numa Escola com Lu )cide)z»

Áudio: «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões»:
Áudio: «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões»

Ouça e leve consigo a conferência «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões» proferida por Cláudia Assis Teixeira, presidente da direção da Associação Foste Visitar-me, no dia 11 de fevereiro de 2017 na formação de docentes de EMRC.

Áudio: «Da hostilidade à hospitalidade»:
Áudio: «Da hostilidade à hospitalidade»

Ouça e leve consigo a conferência «Da hostilidade à hospitalidade» proferida por André Jorge, diretor do JRS em Portugal, na formação de docentes de EMRC, 2017

Áudio: «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas»:
Áudio: «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas»

Ouça e leve consigo a conferência «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas», proferida pela irmã Júlia Bacelar, membro da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas na formação de docentes de EMRC

Áudio: «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus»:
Áudio: «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus»

Ouça e leve consigo a conferência «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus», proferida pela irmã Julieta Dias, da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas, na formação de docentes de EMRC.

Áudio: «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto» :
Áudio: «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto»

Ouça e leve consigo a conferência «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto», proferida por Berta Catalão, médica de Família na formação de docentes de EMRC, 2017.

Áudio: "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano":
Áudio: "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano"

Ouça e leve consigo a conferência "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano" por Filipe Almeida, médico e membro da Academia Pontifícia para a Vida, durante a Formação dos docentes de EMRC 2017.

Áudio: Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola:
Áudio: Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola

Ouça e leve consigo a conferência de Micael Pereira, jornalista do Expresso, subordinada ao tema «Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola», proferida na formação de docentes de EMRC, Porto - 2017

Áudio: "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana":
Áudio: "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana"

Ouça e leve consigo a conferência "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana" proferida por Helena Marujo, ISCSP, durante a formação "Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numaEscola com lu(cide)z", dirigida a docentes de EMRC

Áudio:«Entre a angústia e a esperança»: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade":
Áudio:«Entre a angústia e a esperança»: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade"

Ouça e leve consigo a conferência do professor Américo Pereira, Formação para docentes de EMRC 2017, por Américo Pereira, professor da faculdade de Ciências Humanas da UCP durante a formação "Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numaEscola com lu(cide)z"

Áudio: «A família como fermento evangelizador da sociedade»:
Áudio: «A família como fermento evangelizador da sociedade»

Ouça e leve consigo a conferência «A família como fermento evangelizador da sociedade» proferida por José Rodrigues Duque, da Universidade Católica Portuguesa, nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: «Viver a espiritualidade mariana em família» :
Áudio: «Viver a espiritualidade mariana em família»

Ouça e leve consigo a palestra do casal Ana Alexandra Nunes e Nuno Prazeres nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: «Maria, mãe, discípula e educadora»:
Áudio: «Maria, mãe, discípula e educadora»

Ouça a conferência de D. António Marto, subordinada ao tema «Maria, mãe, discípula e educadora», proferida nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: Homilia da eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016:
Áudio: Homilia da eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016

Ouça e leve consigo a homilia de D. Manuel Pelino Domingues na eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Educar para a Interioridade:Download Documento
10M: Apresentação da Operação:Download Documento
Apresentação do Projeto:Download Documento
"Os materiais da catequese, comunhão eclesial e serviço ao povo de Deus":Download Documento
Apresentação resumo de "Educar hoje e amanhã- Uma paixão que se renova":Download Documento
UL1: Abraão:Download Flipchart
APEC: formação em Código do Trabalho:Download Documento
APEC: "Novas Regras do Código de Trabalho":Download Documento
Fórum EMRC 2014:Download Documento
XII Congresso das Escolas Católicas:Download Documento
PPT "As Catequeses da Fé":Download Documento
APEC: Formação para docentes e funcionários:Download Documento
outubro mês das missões:Download Documento
Despertar da Fé:Download Documento
Os Pastorinhos de Fátima (2ª parte):Download Documento
Os Pastorinhos de Fátima (1ª parte):Download Documento
Despertar da Fé com os Pastorinhos:Download Documento
Criação e Evolução:Download Documento
Apresentação: Fé e Ciência:Download Documento
Óscar Alonso:Diferentes modelos Pastorais em Escola católica:Download Documento
Óscar Alonso: "Projetos e práticas pastorais na escola Católica":Download Documento
Óscar Alonso: Cinco ambitos para os projectos de pastoral em escola católica:Download Documento
Material de Apoio à formação:Download Documento
XVII Congresso da OIEC:Download Documento
Braga: Plano de Formação 2011/2012:Download Documento
UL5: A fraternidade:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Condenação de Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Mensagem de Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 2 - A água na arte e Baptismo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 2 - Funções da Água:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Os grupos:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Livros da Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Decálogo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - À descoberta da Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - A Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Meninos de Todas as Cores:Download Flipchart
Unidade Lectiva 12 - A Dignidade do Trabalho:Download Documento
Unidade Lectiva 9 - A Comunidade dos Crentes em Cristo:Download Documento
Unidade Lectiva 7 - Ciência e Tecnologia:Download Documento
Unidade Lectiva 6 - Um Sentido para a Vida:Download Documento
Unidade Lectiva 5 - Os Novos Movimentos Religiosos:Download Documento
Unidade Lectiva 4 - A Civilização do Amor:Download Documento
Unidade Lectiva 3 - Ética e Economia:Download Documento
Unidade Lectiva 2 - Valores e Ética Cristã:Download Documento
Unidade Lectiva 1 - Política, Ética e Religião:Download Documento
9º Ano - Horizontes de Esperança:Download Documento
8º Ano - Livres para Amar:Download Documento
7º ano - Desafios:Download Documento
6º Ano - Nós e o Mundo:Download Documento
5º Ano - Caminhos de Encontro:Download Documento
4º Ano - A Luz da Vida:Download Documento
3º Ano - O Grão de Trigo:Download Documento
2º Ano - O Tesouro:Download Documento
Materiais de Apoio ao Professor:Download Documento
Nota Pastoral sobre a Educação da Sexualidade:Download Documento
Conhecer o Islão:Download Documento
EMRC e Catequese:Download Documento
EMRC e os Destinatários:Download Documento
EMRC e a Vida:Download Documento
EMRC e os Sinais da Presença de Deus:Download Documento
EMRC e o Estado Português:Download Documento
EMRC e o Aluno:Download Documento
EMRC e a Família:Download Documento
EMRC e a Educação Integral:Download Documento
EMRC e a Cidadania:Download Documento
EMRC e as Questões Existenciais:Download Documento
EMRC e a Pessoa:Download Documento
EMRC e a Mensagem Cristã:Download Documento
Declaração Universal dos Direitos Humanos:Download Documento

Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/educris/public_html/v2/artigo.php on line 60


AJUDA de Navegação


© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |