0 / 0

JMJ Lisboa 2023: Papa confirma regresso a Fátima

Intenção do Papa Francisco foi confirmada hoje ao bispo de ???????Leiria-Fátima, cardeal António Marto

O Papa Francisco confirmou, esta quinta-feira, a D. António Marto, a intenção visitar Fátima em 2023, integrado na Jornada Mundial da Juventude, que Lisboa recebe em data a anunciar pela organização.

A confirmação surgiu após uma audiência privada entre Francisco e o cardeal português, que hoje teve lugar no Vaticano.

"Ao longo da nossa conversa, que durou cerca de 30 minutos o Santo Padre explicitou-me a sua vontade de, nessa ocasião, também peregrinar a Fátima", explicou D. António Marto numa nota replicada pela sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

"Foi um encontro muito cordial, no qual expressei ao Papa o agradecimento pelo seu testemunho de esperança e encorajamento neste momento difícil que o mundo atravessa" refere D. António Marto.

"Exprimi-lhe ainda a minha profunda estima pela sua pessoa e a minha comunhão com o seu ministério petrino", explicou o prelado português.

O bispo de Leiria-Fátima acrescenta que, durante a audiência, ambos "trocaram impressões" sobre a pandemia em Portugal e "sobre os efeitos que esta tem tido na vida da Diocese e do Santuário de Fátima".

A 12 de março passado, numa visita do Presidente da República ao Vaticano, o Papa Francisco já tinha anunciado esta mesma vontade.

"Foi, como tinha sido há cinco anos, uma ocasião para ver como o papa está atento a tudo. [...] Falou, como é evidente, da ida a Portugal em 2023, a Lisboa e a Fátima - acrescentou logo - nas Jornadas Mundiais da Juventude", disse, na ocasião, o chefe de Estado.

O anúncio da escolha de Lisboa para receber a Jornada Mundial da Juventude foi feito em 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá. Inicialmente marcada para agosto de 2022, a JMJ de Lisboa foi adiada em virtude da pandemia Covid-19.

Educris|29.04.2021

Fotografia: Santuário de Fátima




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades