«A EMRC pode fazer toda a diferença», D. Nuno Brás

Em tempo de matrículas, para os alunos do ensino obrigatório, D. Nuno Brás, bispo do Funchal, explica o "sentido" da opção pela disciplina

D. Nuno Brás afirmou hoje que a "EMRC pode fazer a diferença" na vida dos que por ela optam em contexto de curriculo escolar. Num apelo dirigido às crianças, pais, adolescentes e jovens da sua diocese, o prelado distinguiu o objeto "da ciência e da fé" e desafiou os mais novos a matricularem-se na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

"Um destes dias perguntaram-me se acreditava na ciência. Respondi que 'a ciência não é objeto de fé'… A ciência é aquilo que é verificado e demonstrado. Não precisamos de acreditar nela", lê-se na mensagem enviada hoje ao EDUCRIS.

Dirigindo-se aos alunos D. Nuno Brás lembrou os perigos de reduzir tudo "ao que a ciência pode demonstrar", considerando que tal levaria o ser humano a ficar paralizado e "reduzidos a medidas, pesos, objectos — macro ou micro que sejam!".

"A realidade não é apenas o que vemos, o que se pode tocar, medir, pesar. A realidade é muito mais que isso. São as relações entre pessoas, são as interrogações, são os desafios que cada um de nós traz consigo", sustentou.

Considerando "a ciência" como "algo excelente, que nos distingue dos outros seres da criação" o bispo do Funchal lembrou que "o que nos faz humanos não é apenas o facto de sermos capazes de saber e de fazer coisas novas (técnica)" mas "o sermos capazes de ousar ir mais longe".

"O que nos faz humanos é sermos capazes de viver uns com os outros. O que nos faz humanos é sermos capazes de nos perguntarmos pelo sentido da vida (da nossa e da vida de todos). O que nos faz humanos é sermos capazes de acreditar uns nos outros (de construirmos a nossa vida com os outros). O que nos faz humanos é sermos capazes de acreditar em Deus (de construirmos a nossa vida contando com Ele em tudo)!", desenvolveu.

"É por isso que EMRC faz todo o sentido. Nas outras disciplinas, aprendemos o saber e o fazer. Em EMRC procuramos, à luz de Jesus Cristo, o sentido do nosso existir! E como isso pode fazer a diferença!", completou.

Já o ano passado D. Nuno Brás havia apelado à inscrição na disciplina de EMRC clarificando a diferença entre esta e a catequese paroquial.

De 17 de junho a 19 de julho todosos alunos, do 2º ano ao 12º ano devem realizar a renovação da matrícula escolar no Portal das Matrículas.

A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e também dos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho). É uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

Educris|02.06.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades