II Congresso: «Sois escolas com valores e é isso que todas as escolas devem perseguir», João Gonçalves

Diretor da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) marcou presença na sessão de encerramento do II Congresso Nacional das Escolas Católicas

João Gonçalves agradeceu ontem o trabalho e o exemplo das instituições de ensino católico de todo o país.

“A nossa [ndr: instituições do estado] presença institucional neste encontro é o conhecimento do vosso trabalho. Uma espécie de ‘parabéns’ ao vosso trabalho enquanto ensino católico”.

O responsável agradeceu “o lugar e o modo como as escolas privadas foram suprindo, historicamente, as necessidades de um sistema educativo deficitário”, e sustentou a existência da “complementaridade entre sistemas”.

Dirigindo-se aos cerca de 350 educadores católicos, o responsável pela DGEstE destacou “a marca muito, muito forte de inclusão, responsabilidade social, acolhimento” das instituições de ensino católico e a “a tentativa sempre presente e equilibrar a necessidade de bons resultados escolares com a formação de carácter humanista e cívico”, sempre na “promoção do serviço à comunidade”.

“Olhamos para vós como comunidades que tem valores e isso é o que cada escola no sistema educativo deve perseguir. Cada comunidade escolar deve ser uma comunidade de cultura e valores por que sem esses valores definidos não há rumo”, afirmou.

Para o responsável o desafio do “sistema educativo português como um todo, publico e privado”, passa por percecionar “a autêntica revolução civilizacional” a que se assistiu em Portugal nos últimos 50 anos.

“Em Portugal nos últimos 50 anos fizemos caminho notável. Ter todos na escola é uma revolução civilizacional. Este sucesso, que é de todos, deve estar plasmado no nosso discurso, sobretudo num tempo em que as imagens da escola parecem sempre ser negativas”, lamentou.

No final da sua intervenção João Gonçalves deu nota de que “todos os dias tenho um mote que retirei de um exerto da Carta apos Romanos, de São Paulo e que diz: ‘não vos conformeis com o Mundo’”.

“Que todos os dias, como educadores, tenhamos este mote para nunca deixarmos de transformar; que nunca deixemos de criar este novo mundo que e possível, como nos diz Kant, amanhã”, completou.

O II Congresso Nacional das Escolas Católicas realizou-se de 10 e 11 de outubro, em Fátima, sob o tema ««Escola católica – identidade e pacto num mundo global».

Educris|12.10.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades