Açores: Alunos participam no Encontro Nacional do 1º Ciclo, em Fátima

Alunos da ilha das Flores marcam presença na XXIII edição

Os alunos do 3º e 4º anos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), da Escola Básica 1,2/JI das Lajes das Flores vão participar no XXIII Encontro de EMRC 1º Ciclo em Fátima, a 30 de abril.

“É, sem dúvida, um marco histórico na nossa Diocese e do ensino na região, atendendo que é a primeira vez que alunos açorianos participam neste encontro, que reúne, todos os anos, cerca de 5000 alunos de todo o país”, explica o padre Jorge Sousa, promotor da iniciativa, citado pelo portal Igreja Açores.

O grupo das Flores vai contar com 15 elementos, entre os 8 e os 10 anos de idade, de diferentes nacionalidades e religiões cristãs.

“Temos diversidade e isso manifesta-se na nossa identidade. Este grupo conta com católicos, cristãos ortodoxos, protestantes e judeus, com raízes de várias nacionalidades, como França, Alemanha, Israel, Ucrânia, Finlândia e Escócia”, desenvolve.

Mostrando-se “orgulhoso” pelo modo como a proposta foi recebida e acarinhada “por organismos, civis e religiosos”, o sacerdote lembra que “que os protagonistas são os alunos”, e que as várias entidades tudo devem fazer “para promover para o são crescimento dos mais novos”.

Professor na Escola de Santa Cruz, o docente lamenta que os alunos da Escola Padre Maurício de Freitas, de Santa Cruz das Flores, não possam participar por motivos logísticos.

Para chegar a Fátima o grupo tem-se desdobrado em “atividades de angariação de fundos” que envolvem os “pais, alunos, professores”, na “venda de rifas e de bolinhos à saída das missas”.

O grupo conta, ainda, com o apoio da Câmara Municipal das Lajes das Flores e das freguesias do concelho.

O XXIII Encontro Nacional do 1º Ciclo de EMRC realiza-se em Fátima a 30 de abril. Em ano Jubilar para a Igreja Católica o “convite é à alegria e à festa, mas também à Esperança, que desejamos valorizar neste Encontro”, explica a equipa nacional da EMRC.

Educris|19.03.2025



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades