Setúbal: Bispo convida à «inscrição» em Educação Moral e Religiosa Católica
D. Américo Aguiar escreveu hoje uma mensagem a “todos, todos, todos”, onde destaca a importância da EMRC na “educação integral” das novas gerações e apela à sua inscrição
O Bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, acaba de publicar uma mensagem “aos pais, encarregados de educação, clero, agentes de pastoral, dirigentes do CNE e a todos, todos, todos”, onde apela a uma aposta e cuidado na educação das novas gerações.
“A educação é hoje, como sempre foi, um dos maiores desafios e responsabilidades que enfrentamos enquanto país, comunidade e, de modo ainda mais particular, como pais. A realidade que enfrentamos é complexa e desafiadora”, lê-se no texto publicado hoje.
Citando o Papa Francisco, quando este lembra que «vivemos uma mudança epocal: uma metamorfose não só cultural, mas também antropológica, que gera novas linguagens e descarta, sem discernimento, os paradigmas recebidos da história», D. Américo Aguiar adverte para o impacto que a “rapidez das transformações tecnológicas, as tensões sociais e culturais, a crise de valores éticos e as desigualdades económicas e sociais” geram nas sociedades e sustenta que é necessário “um novo olhar sobre a realidade, mas também, e sobretudo, sobre a educação”.
“Estamos cada vez mais convictos que estes desafios não se resolvem apenas com conhecimentos técnicos ou soluções práticas, cujo alcance, a existir, se centra no curto prazo. É urgente, como reforça o Papa Francisco, «ter a coragem de colocar no centro a pessoa» de todo o processo educativo e resistir à tentação de soluções “mágicas” — fáceis e rápidas”, desenvolve.
Olhando para a realidade escolar em Portugal o prelado sustenta que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), se impõe “na organização da escola em Portugal, como um contributo inegável e inestimável para uma educação integral e humanista iluminada pelos Textos da Sagrada Escritura e alicerçada nos valores de uma mundividência cristã aberta à ciência, arte e cultura”.
“Como disciplina curricular da escola, com a mesma exigência e rigor das demais disciplinas da escola, a EMRC é «oferecida a todos os alunos, independentemente da sua diversidade de crenças e opções religiosas: com fé católica ou outra, em situação de procura, indiferentes ou descrentes (CEP)», reforça.
Na missiva D. Américo Aguiar desafia os pais “a inscrever os vossos filhos na disciplina de EMRC, usufruindo deste contributo alinhado com as exigências e esperanças do Pacto Educativo Global, que «ajuda a amadurecer as interrogações sobre o sentido da vida» (CEP), o conhecimento do facto religioso como elemento estruturante da sociedade num espaço aberto e dialogante com TODOS, TODOS, TODOS”.
Aos sacerdotes de Setúbal o prelado deixa o convite a que sejam “portadores deste desafio de inscrição na disciplina de EMRC não como substituição ou alternativa à catequese, mas assumindo a especificidade, distinção e importância de cada uma das propostas”.