XIIENES: Bragança «está em Festa» e acolhe três mil participantes da disciplina de EMRC

Nordeste transmontano uniu-se para receber alunos e professores na festa da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)

«Eco(s) do Coração» é o tema do XII Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES) dos alunos de EMRC, que Bragança acolhe nos dias 12 e 13 de abril de 2024.

Depois de Beja, em 2013, e Lamego, em 2016, esta é a terceira vez que a iniciativa chega ao interior de Portugal.

“Não vai haver festa na sexta e sábado. Bragança já está em festa. A EMRC já está a fazer o caminho junto de instituições e escolas da cidade. Todos se congregaram para este grande acontecimento”, explica o professor Jorge Novo da equipa nacional da disciplina.

Numa experiência que desafia a fazer “um itinerário dos sentidos” os alunos vão realizar cinco ateliers que querem “ajudar a refletir sobre a importância dos diferentes sentidos na experiência humana” e permitir “aproveitar a polissemia da palavra sentido”.

“Queremos ir além dos sentidos, em si mesmos, e através de uma aplicação digital cada aluno, quando terminar o seu atelier e com recurso a um QR code pode aprofundar, ainda mais, os sentidos do sentido, no fundo ir além do aspeto sensorial de cada sentido e buscar um sentido ulterior”, desenvolve o professor João Mendes, membro da equipa nacional da EMRC.

Para o professor Sérgio Martins esta iniciativa nacional é “um prolongamento da própria aula e funciona como uma espécie de aula ao ar livre”.

“O centro do nosso encontro são os ateliers sobre os sentidos. Queremos que este encontro seja uma viagem que acontece em cada aluno e que ecoa no coração de cada um, nas suas famílias, comunidades educativas e uns com os outros”, desenvolve.

«A cidade já mexe. Todos querem ajudar e participar»

A menos de 72 horas do início do ENES o professor Alberto Pais dá conta de uma cidade “que já mexe” para receber “todos de braços abertos”.

“Hoje a cidade já mexe. A cidade olha para a EMRC como parte importante na formação das novas gerações. Isso faz com que todas as instituições se tenham congregado para este grande acontecimento. Esperamos que seja oportunidade de enraizarmos, ainda mais, a disciplina nas escolas da região pois ela traz um precioso contributo à criação de cidadão envolvidos e empenhados num futuro melhor”.

Para o docente, do Agrupamento de Escolas Emidio Garcia, em Bragança, e que leva ao ENES quase centena e meia de alunos, a presença “de tantos alunos de várias regiões do país”, desperta todos para a realidade do interior.

“Aqui em Bragança ainda somos muitos, mas na região, em muitas partes, começamos a ver cada vez menos jovens e escolas cada vez mais vazias. É muito positivo que este encontro se realiza no interior para ajudarmos os nossos alunos a estra atentos e a perceber a questão do isolamento e do desinvestimento”, completa.

Já a professora a Isabel Barros, do mesmo agrupamento de escolas dá conta de alunos “algo ansiosos, muito felizes e animados” por receber a iniciativa.

“É a primeira vez que participo e os meus alunos também. As expetativas estão altas, não lhes contamos muito do que vai acontecer para que as experiências possam ser verdadeiramente impactantes. Somos anfitriões e queremos receber bem, todos”, garante.

Monção: “A EMRC é fundamental na formação humana e ética dos alunos”

De entre os 89 estabelecimentos de ensino, que participam no ENES, o Agrupamento de Escolas de Monção leva a bragança o maior número de alunos. São 155, do 10º,11º e 12º anos, num agrupamento de escolas que conta com cerca de 98% de inscritos na disciplina.

“Fazemos um trabalho de base. Estou na escola há quatro anos e estes números resultam de um trabalho de raiz onde os alunos vão despertando para o contributo da disciplina na sua formação e são acompanhados pelos docentes, pelos encarregados de educação e por muita divulgação daquilo que é o próprio currículo da EMRC”, explica ao EDUCRIS o padre Manuel Lourenço que leciona naquele agrupamento escola há 4 anos.

Sobre o encontro garante que “os alunos estão expectantes e felizes” por poder ter a oportunidade de conhecer “novas pessoas e realidades” e “aprofundar a reflexão das aulas”.

“Os alunos de Monção valorizam muito a disciplina porque reconhecem que ela lhes dá ferramentas, na área da formação humana, dos valores, da cultura cristã” que são fundamentais para o “entendimento da ação humana, da moral e da ética, de ontem e de hoje, para melhor refletir sobre as oportunidades do futuro”, completa.

A 12 e 13 de abril Bragança acolhe a XII edição do ENES com a participação de 2724 alunos e cerca de 241 professores de 76 estabelecimentos de escola de todo o país.

Imagem: Unsplash

Educris|10.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades