Braga: Exposição sobre a Missão de Ocua, em Moçambique, ganha experiência imersiva

Iniciativa itinerante dá a conhecer a cultura e os costumes moçambicanos

Chama-se «Salama!Salama!-  Traduções e tradições da Missão de Ocua», e tem percorrido algumas escolas secundárias da região de Braga numa parceria entre Serviço de Educação Moral e Religiosa Católica (SEMRC) e o Centro Missionário da Arquidiocese de Braga (CMAB).

Patente até dia 19 de abril na Escola Secundária Alberto Sampaio, na cidade dos arcebispos, a mostra retrata o dia-a-dia da população na Missão católica de Ocua, na Diocese de Pemba, os seus costumes, tradições e crenças.

“Queremos sensibilizar os alunos, das cinco escolas secundárias de Braga, para a Missão e para a interculturalidade numa clara ligação com as questões da cidadania”, explicam aos responsáveis.

Depois de ter passado pela Escola Secundária D. Maria II e pela Secundária Carlos Amarante, a exposição ganha uma “experiência imersiva” com a introdução do “Actionbound”.

“Sentimos que a exposição necessitava de uma ligeira mudança no sentido de se tornar mais imersiva. Assim, criamos um Actionbound onde os visitantes vão circulando na exposição, passam por diversos desafios e vão tendo um conhecimento profundo de cada uma das circunstâncias”, explicou Pedro Mendes, professor de EMRC e secretário para o serviço de EMRC da Arquidiocese de Braga em declarações ao Correio do Minho.

Para além da exposição física os alunos podem agora “gravar músicas tradicionais e vestir trajes típicos de Moçambique”.

 Até ao momento as reações dos jovens “são muito positivas” o que leva a organização a querer, já no próximo ano letivo, a “alargar para outras secundárias da Arquidiocese, nomeadamente em Guimarães, Famalicão e Vila Verde”.

Educris|08.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades