Guarda: «Solidariedade, alegria, amizade, fraternidade», os valores do Inter-escolas

Iniciativa realizou-se a 19 de março, em Penamacor

Mais de setecentos alunos, vindos de várias escolas da diocese da Guarda e com a presença de quatro escolas da diocese de Portalegre-Castelo Branco, marcaram presença no 25º Inter-escolas de EMRC da diocese da Guarda.

A iniciativa, dinamizada pelo Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar (DDERE) contou com a “colaboração do Município de Penamacor, da Direção do Agrupamento de Escolas, do pároco, do Instituto Pina Ferraz e de outras entidades de referência neste concelho”.

“Durante o encontro os participantes realizaram uma prova de orientação que englobou uma diversidade de atividades enriquecedoras, nomeadamente insufláveis, jogos tradicionais, visitas culturais, dança divertida, Karaoke, entre outras”, explica o DDERE em comunicado.

Para os responsáveis “uma das iniciativas mais significativas foi a recolha de bens em parceria com o Nascer, projeto da Cáritas Diocesana que apoia mães e famílias em situação de vulnerabilidade”.

Ao longo do dia os alunos construíram “um livro em madeira, onde foram registadas mensagens de 18 Agrupamentos sobre o tema «Com EMRC, mudamos o Mundo»”.

“Estas mensagens refletiram o compromisso dos alunos com os valores promovidos pela Educação Moral e Religiosa Católica e a sua determinação em transformar com ações concretas e positivas as suas comunidades escolares”, desenvolve a nota.

Presente na 25ª edição do Inter-escolas da Guarda o bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, deixou “aos “espiões do futuro” uma mensagem de futuro e de esperança.

“A Educação é uma tarefa fundamental. Precisa de heróis a seguir, precisa de valores hierarquizados que pautem a vida. A Escola, mais do que ensinar, tem função educativa, coisa difícil, mas possível. Se transmite valores, conhecimento, ciência e cultura, se fomenta a aquisição de competências para prosseguir estudos ou para inserir no mercado de trabalho, se proporciona conhecimento pessoal e integração social, não pode esquecer que a dimensão religiosa é constitutiva da pessoa humana, faz parte da educação integral”.

O prelado sustentou que “a disciplina da Educação Moral e Religiosa Católica ajuda as crianças, os adolescentes e os jovens a dar resposta às interrogações sobre o sentido da vida”, e reforçou a ideia de que “sem a componente religiosa, a vida perde horizontes, torna-se efémera, conduz a uma sociedade vazia de sentido”.

“A EMRC procura a formação global do aluno, permite o reconhecimento da sua identidade, permite a construção de um projeto pessoal de vida alcançado a partir do diálogo da cultura e diferentes saberes com a mensagem e os valores cristãos enraizados na nossa tradição”, afirmou na ocasião.

A organização considera que “o Encontro de EMRC em Penamacor foi uma oportunidade única para os alunos e professores fortalecerem novos laços de amizade, partilharem experiências e reforçarem a sua pertença a esta disciplina que neste Dia do Pai comemorou o 25.º encontro Inter-escolas”.

Educris|27.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades