Lisboa: Alunos aceitaram os desafios do Papa Francisco

Decorreu, no passado dia 21 de Março, em Fátima, o XXIV Interescolas Diocesano. Juntou cerca de 700 alunos do 2º e 3º ciclos de toda a diocese de Lisboa

O evento voltou a marcar presença no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, onde o tema anual foi “Vai!... Com novos desafios!”. Dando assim continuidade aos desafios que as Jornadas Mundiais da Juventude nos deixaram, aos desafios que o Papa Francisco nos transmitiu para que esta nova geração fosse capaz de traçar e enfrentar.

O Encontro teve início às 10h00, com as boas vindas da Diretora do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER), Fátima Nunes, que reforçou a mensagem do Papa: “EMRC é para Todos, Todos, Todos! E ser aluno de EMRC é ser Surfista do Amor!”. A Festa continuou com a apresentação das escolas participantes, seguindo-se o relembrar dos melhores momentos da JMJ Lisboa. Todo o Interescolas foi animado pelo grupo musical “Família Una”, que interpretou ao longo de toda a manhã músicas conhecidas da juventude, como também canções de mensagem cristã. Seguiram-se as atuações das escolas em palco, momento tão esperado pelos alunos, onde eles são as estrelas e enfrentam também um novo desafio.

 O evento terminou pelas 13h00, com os agradecimentos por parte da Diretora do SDER, onde chamou todos os professores ao palco, em jeito de homenagem, com uma mensagem incisiva: “ser professor de EMRC é ter EMRC no coração e partir… com novos desafios!”.

Pelo segundo ano consecutivo, como apresentadores, estiveram em palco, Mariana Rodrigues, professora do Externato São Vicente de Paulo, e Cláudio Louro, professor do Agrupamento de Escolas da Bobadela, que também deixou o seu testemunho, “foi muito bom partilhar novamente este momento convosco e, desta vez, poder partilhá-lo com uma turma. Tivemos um dia em cheio!”.

Mais uma vez, os alunos saíram alegres e felizes do encontro e os professores com um sentimento de missão cumprida, prontos para aceitar os novos desafios que se avizinham. “É um desafio ser professor e, mais talvez, ser professor de EMRC, mas se Deus nos confiou esta missão é porque temos condições para aceitar o desafio e somos felizes por isso.”, confidencia Maribel da Silva, professora no Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, da Lourinhã.

Joana Felício

Educris|26.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades