Braga: Reunião de professores reflete sobre «o legado» da disciplina de EMRC

Iniciativa decorre no próximo sábado, 14 de outubro, em Braga

O Departamento para a Presença da Igreja no Ensino (DPIE), da arquidiocese de Braga, realiza a primeira reunião geral de professores de Educação Moral e Religiosa Católica com a qual dá oficialmente início ao ano letivo 2023/2024.

“Esta reunião geral de professores de EMRC da Arquidiocese faz parte da programação 2023/24 do Serviço de EMRC, um dos dois serviços que constituem a orgânica do Departamento arquidiocesano para a Presença da Igreja no Ensino”, explica o organismo em comunicado.

Com início pelas 9h15, a reunião realiza-se no auditório do Colégio D. Diogo de Sousa, na cidade dos arcebispos, e conta com as intervenções iniciais do padre Ruben Cruz, diretor do Departamento; D. Delfim Gomes, bispo auxiliar de Braga.

Segue-se uma retrospetiva do trabalho realizado em 2022/2023, pelo professor Pedro Mendes, seguida de uma prospetiva 2023/2024, da responsabilidade do professor Paulo Gomes e uma reflexão do diretor do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, professor Ângelo Dias.

“A temática desta reunião geral de professores incide no Legado que a EMRC deixou, deixa e deixará nas comunidades escolares, em especial nos alunos, nas famílias e nos demais intervenientes da Educação em Portugal, no nosso caso concreto na área geográfica da Arquidiocese”, desenvolve.

A manhã de trabalho completa-se com as intervenções do CEO do Grupo Bernardo da Costa, Ricardo Costa, e de Mariana Machado, atleta do Sporting Clube de Braga.

“Mais do que uma leve imagem, impressão ou marca, queremos evidenciar o manancial educativo, cultural, relacional, social e afetivo que enquanto docentes de EMRC somos chamados a promover e fomentar, em correspondência quase direta ao desafio lançado pelo Papa Francisco nas suas encíclicas. O docente de EMRC é constantemente chamado a superar-se e a dar cada vez mais de si”, reforça a nota.

A organização está convicta de que “os oradores ajudarão com as suas intervenções a (re)descobrirmos o património imaterial, o verdadeiro legado que construímos ao participarmos, ativa e conscientemente, na formação integral de cada aluno/a do sistema educativo, que diz sim à opção e frequência da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica”, completam.

 Educris|12.10.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades