«Levanta-te, vai e Cuida», desafia Alunos no Encontro do Ensino Secundário

XI edição do ENES realiza-se em Coimbra, e coloca em destaque os exemplos de Santa Isabel, São Teotónio, Santo António, Pedro e Inês, na cidade dos estudantes

«Levanta-te vai e Cuida» dá o mote para dois dias de encontro para alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do Ensino Secundário.

“O tema deste ano é antes de mais, um desafio e uma proposta. Queremos ajudar os nossos alunos a ‘cuidar de si’, abri-los à dimensão do ‘cuidar do outro’ e do ‘cuidado do mundo’”, explica ao EDUCRIS o professor Sérgio Martins, da equipa nacional da EMRC.

Com início na tarde da próxima sexta-feira, dia 21 de abril, na praça da Canção, em Coimbra, os cerca de 2500 alunos, acompanhados de 250 professores, vindos de 78 instituições de ensino de todo o país, vão poder “conhecer e envolver-se num conjunto de dinâmicas e ações” com vista à tomada “consciente de opções de vida”.

“Tal como na edição anterior este XI ENES tem um cuidado pela criação e é ecológico. Não utilizamos plásticos de uso único e procuramos um conjunto de utensílios reciclados e recicláveis”, explica a organização.

A iniciativa conta com a presença de várias instituições da cidade de Coimbra que vão dar a conhecer a sua missão.

“Temos, desde logo a Associação Acreditar, com a qual os nossos alunos vão partilhar bens, a vários níveis, para ajudar a equipar melhor os seus centros de intervenção em todo o país. A própria associação vai a estar presente e dar a conhecer a sua missão aos mais novos”, garante Sérgio Martins.

Para além da Associação Acreditar marcam presença no Parque da Canção o ‘Curso de Animação Sócio Cultural de D. Duarte’ e o ‘Instituto Universitário Justiça e Paz’.

“Queremos colocar os nossos alunos em contacto com a realidade académica, as tradições e as culturas da cidade, numa altura em que muitos dos nossos alunos estão prestes a frequentar a universidade. Acreditamos que deste intercâmbio entre alunos e professores podem surgir oportunidades para cuidar do futuro uns dos outros”, completa.

Em ano de Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, os alunos de EMRC vão acolher no encontro, os Símbolos da JMJ, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, que tem percorrido o País.

“Num tempo de indiferença, com muitos medos e fraturas, urge fazer a paz, florescer a esperança, recriar a cultura do encontro, lançar redes que nos permitam descobrir o mundo, o outro e a nós mesmos”, explica o departamento da EMRC no SNEC na carta convite para o XI ENES.

Na manhã de sábado, dia 22 de abril, os alunos vão percorrer a cidade de Coimbra, num conjunto de desafios que terminam na praça da Canção.

A despedida acontece pelas 15h00.

Educris|19.04.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades