Guarda: Encontro de alunos lançou desafios para a sustentabilidade ecológica

XXIV Encontro Interescolas de alunos de EMRC, da diocese da Guarda, decorreu na Vila de Manteigas

«Emrc, (de) coração na tua vida» foi o tema do XXIV Interescolas dos alunos de EMRC, que o Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar da (SDER) Guarda organizou no passado dia 28 de março.

“Foram cerca de 550 alunos que vieram de várias escolas da região num dia que procurou desfiar os alunos a cuidar do Planeta Terra”, explica ao EDUCRIS a professora Estela Cristina Brito, do SDER da Guarda.

Ao longo do dia os alunos plantaram “mais ou menos 500 arvores”, num gesto “concreto de cuidado pela Casa Comum”, numa localidade marcada pelos recentes fogos.

“A zona de Manteigas integra uma zona no coração da Serra da Estrela. Este gesto quis ser um sinal de comunhão e de solidariedade por parte dos alunos e professores de EMRC, da nossa diocese”, desenvolve a responsável.

Da parte da tarde, e após a plantação das árvores, o Parque da Várzea, acolheu “diferentes atividades lúdicas e alguns workshops temáticos e muita animação musical.

“Ficou o desafio para que os nossos alunos se deixassem inspirar, de modo a serem capazes de construir um futuro mais risonho, uma sociedade mais solidária e mais humana, da qual pudesse irradiar, alguns princípios elementares, fundamentais para o Cuidar da nossa casa comum como o pensar na necessidade do outro; o conhecer a realidade; o aproximarmo-nos dos outros; o sentirmo-nos parte; o olhar com empatia; o olhar com o coração”, completa.

O SDER-Guarda destaca, ainda, todo o envolvimento das comunidades educativas e da Câmara Municipal de Manteigas.

Educris|02.04.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades