Publicações: «Viver os Sacramentos» já disponível

Novo recurso é o primeiro “material catequético” do processo de renovação catequético que assenta agora em "quatro tempos" de percurso

Chama-se «Viver os Sacramentos» e é o primeiro recurso criado a partir do «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», o documento orientador do setor da catequese publicado em 2022.

"Estes materiais procuram integrar a liturgia, fazer várias pontes entre as diferentes sensibilidades, dando muita atenção à dimensão comunitária, aos ‘tempos de crescimento’ de cada um, trazendo para a catequese as famílias, num caminho que é sempre um processo livre de apropriação do ser cristão pelo catequizando e suas famílias”, explica ao EDUCRIS o padre Rui Alberto da Salesianos Editora.

Resultado de uma parceria inédita daquela editora com o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) os novos “materiais catequéticos” assumem o nome de «Emaús» e apresentam, como “opções educativas” a pedagogia do “aprender fazendo” e do “aprender juntos”.


O «Viver os Sacramentos» insere-se no Tempo do Aprofundamento Mistagógico 3 (AM3), correspondente ao antigo 7º ano de catequese, e proporciona aos catequistas e catequizandos um recurso “dialogal e não unidirecional” que tem em conta “que cada catequizando é um agente ativo do seu próprio caminho de fé”.

“Atendendo a esta faixa etária a opção clara foi pela aprendizagem por atividades que abrem ao mistério. Isso permite maior impacto a vários níveis: Desde logo a dimensão cognitiva, da vida concreta, e a dimensão socio afetiva que gera pertença”, concretiza o responsável.

O catequista tem à sua disposição um “guia do catequista”, que procura “ajudar à formação do catequista, criando rede e estimulando ao trabalho em conjunto” sempre em “linguagem direta, ágil e com uma imagem atual”.

“A opção passa por aquilo que apelidámos de economia e espetacularidade das atividades. Por um lado, economizar nos materiais necessários para cada atividade. Por outro lado, promover no mínimo tempo possível o máximo de espetacularidade pois hoje os catequizandos vivem como nós, sobrecarregados de estímulos. No aprender juntos, do ouvir juntos, apropriarmo-nos do evangelho de Jesus. Procurando uma atitude dialogal”, completa.

Para o padre Rui Alberto este novo recurso "não é um livro de escola" e permite aos mais novos "registar as diferentes experiências e muito do trabalho que vão realizando.

"Para além dos materiais necessários para o encontro de catequese, encontramos nele uma série de outros conteúdos, que não são utilizados no encontro semanal, mas que são colocados para a fruição cultural e lúdica dos catequizando. Dentro e fora do encontro de catequese”, desenvolve.

Para o verão as duas editoras contam ter editados e publicados o AM4 («Viver na amizade com Cristo») para o 8º ano de catequese e o DM1 e DM2, correspondentes aos 10º e 11º anos de catequese.

Formação para os novos materiais catequéticos

Webinar ajuda a formar catequistas

A Salesianos Editora promove, no próximo dia 5 de fevereiro a partir das 21h00, um webinar sobre o «Emaús», que integra os “novos materiais catequéticos” para os “quatro tempos” previstos pelo «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias».

“Neste webinar vamos dar a conhecer os novos materiais para o Tempo de Aprofundamento Mistagógico numa altura em que se aguarda a sua distribuição pelas livrarias diocesanas de todo o país”.

O novo material para a catequese denominado por «Viver os Sacramentos» conta com uma “pen-multimédia, guia do catequista, livro do catequizando e uma pasta de apoio” para ajudar os mais novos a “fazer caminho dentro da Igreja” e a usar o espaço de catequese como “lugar de apropriação do património da fé da Igreja”.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente AQUI

Educris|03.02.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades