Guimarães: «Este é um encontro de esperança», D. António Moiteiro

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã destaca “forte adesão dos mais jovens” num momento de retoma das atividades presenciais da EMRC

D. António Moiteiro afirmou hoje estar muito “satisfeito com a adesão de tantos alunos” ao Encontro Nacional de Alunos do Ensino Secundário inscritos em EMRC, numa altura em que regressa “um certo sentido de normalidade às escolas”.

“Vejo com muita esperança esta presença tão significativa, em Guimarães, dos alunos de EMRC depois de uma pandemia em que estes encontros não foram possíveis”, afirmou ao EDUCRIS.

Para o responsável da Comissão Episcopal que acompanha a educação cristã em Portugal estes encontros tem uma dimensão de reconhecimento do Outro na sua diferença, naquilo que o torna único, e no modo como podemos viver em harmonia uns com os outros”.

“Penso que uma outra dimensão, para além do encontro e do reconhecimento de cada um, é a de ajudar os nossos alunos a encontrarem outros que como eles, no secundário, fizeram a opção pela disciplina”.

Sendo o ensino secundário o ciclo que “apresenta uma menor taxa de inscrição na disciplina”, o encontro nacional pretende ser um espaço de experiências impactantes onde os alunos “se juntam, refletem e fazem a festa”, desenvolve.

“Este é um encontro de esperança porque também nos ajuda a acreditar que estes alunos vão crescer na fraternidade buscando um mundo mais justo e mais humano”, completou.

Cerca de 2150 alunos, de 65 escolas de todo o país, marcam presença em Guimarães onde, até sábado, refletem sobre o tema «No Berço sou…acolhido, mimado, nutrido!».

Educris|22.04.2022

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades