«Cáritas na Escola» apresenta «heróis e símbolos da paz» em tempo de Natal

Iniciativa, nos 65 anos da organização católica apresenta Natal como lugar «de encontro, partilha e solidariedade»

A Cáritas Portuguesa integrou, nas comemorações do seu 65.º aniversário e na campanha ’10 milhões de estrelas, um gesto pela Paz’, uma proposta educativa a desenvolver em contexto escolar. Trata-se do dia ´Cáritas nas Escolas´, com 3 momentos distintos.

A iniciativa, «Cáritas nas Escolas», quer ajudar a consciencializar as comunidades educativas para “O valor da paz como elemento central do desenvolvimento humano” e apresentar “o Natal como vivência do encontro, da partilha e da solidariedade/ fraternidade”, dando a conhecer “o trabalho das organizações da sociedade civil”.

“Convidamos a comunidade educativa à vivência de um dia diferente, com a realização de atividades que consciencializam os alunos, do 1º ciclo ao secundário, para a defesa da dignidade humana e para a promoção da paz”, lê-se em comunicado.

Os responsáveis propõem o seu desenvolvimento em três passos: «Learn it», com “recursos online”. «Live It», com a visita da “Cáritas à Escola” e o «Move It», com o desafio “10 Milhões de Estrelas”.

Esta iniciativa concretiza a dinâmica sinodal, contando com a parceria do SNEC e com a rede nacional Cáritas no desenvolvimento, assim como, entre outros, com os secretariados diocesanos da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na divulgação e sensibilização junto dos seus professores.

“Este itinerário valoriza as aprendizagens desenvolvidas na disciplina de EMRC, nos diferentes ciclos, nomeadamente as que dizem respeito ao respeito aos valores da dignidade humana, da solidariedade, da paz, da fraternidade universal e do cuidado da nossa ‘Casa Comum’”, conclui Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Em anexo encontra toda a proposta

Educris|07.12.2021



Recursos:
Cáritas na Escola 2021: Kit Professor:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades