Responsáveis diocesanos fazem balanço de um ano «desafiante»

Pandemia Covid-19 trouxe desafios às escolas de todo o país

Os responsáveis diocesanos pela Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) vão estar reunidos, via plataforma zoom, no próximo dia 10 de julho, para um momento de avaliação do ano letivo que fica marcado por novo confinamento e pela aposta da disciplina numa “educação integral do aluno” assente “na esperança e compromisso”, palavras-chave do ano que agora finda.

A reunião tem início com um “ponto de situação das matrículas no portal do Ministério da Educação” e por duas propostas, criadas pela equipa nacional da EMRC, de “aulas acerca das Jornadas Mundiais da Juventude” e um balanço dos diversos “recursos digitais” disponibilizados ao longo do ano letivo, com o intuito de “apoiar a docência da disciplina”.

Ao longo do ano, e levando para a sala de aula a dinâmica proposta pela «Tempo da Criação», vai ser feita a avaliação da dinâmica «CAuSA Comum».

“Esta iniciativa quis despertar-nos para a importância da comunhão, para a necessidade de estarmos interligados uns com outros, para o compromisso conjunto tão necessário na criação de pontes e para sairmos de nós mesmos, de modo a podermos ir ao encontro uns dos outros”, explicaram, na ocasião, os responsáveis da EMRC.

Ainda no presente ano letivo os alunos foram desafiados à esperança através do tema «Esperança-te», proposto para a Semana Nacional da EMRC, e que culminou com o concerto falado a cargo do cantor Fernando Daniel.

No final da sessão os responsáveis diocesanos vão escutar Helena Marujo, psicóloga, abordar o tema «Educar na Esperança em tempos de incerteza… a incerteza como ambiente de esperança e de futuro».

Educris|08.07.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades