Igreja: D. José Ornelas é o novo Bispo de Leiria-Fátima

Papa Francisco nomeou atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa para Leiria-Fátima

D. José Ornelas foi hoje nomeado Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, aceite que está o pedido de renúncia pastoral apresentada ao Papa Francisco pelo Cardeal António Marto.

O Bispo eleito é atualmente bispo de Setúbal e preside, desde 2020, à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

D. José Ornelas nasceu a 5 de janeiro de 1954, na Madeira, e foi aluno do Seminário Menor Diocesano do Funchal entre 1964 e 1967. Ingressou no Colégio Missionário da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), no Funchal, onde esteve dois anos, prosseguindo os estudos no Instituto Missionário, em Coimbra, até 1971.

Após o noviciado fez a primeira profissão religiosa em Aveiro, em setembro de 1972, seguindo-se dois anos de estudos filosóficos, e a primeira missão ad extra em Moçambique.

Regressado a Lisboa, para concluir estudos teológicos, segue mais tarde para Roma, e posteriormente para Jerusalém, onde se especializa em Ciências Bíblicas.

Foi ordenado padre na sua terra natal, Porto da Cruz, a 9 de agosto de 1981.

Foi docente assistente e secretário da Faculdade de Teologia de Lisboa. Assumir a vice-reitoria do Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, e assumiu outros cargos no âmbito da Província Portuguesa dos Dehonianos, da qual se tornou Superior Provincial em julho de 2000. No Capítulo Geral da Congregação, foi eleito Superior Geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus em maio de 2003, cargo que ocupou até junho de 2015.

Nomeado bispo de Setúbal a 24 de Agosto de 2015, D. José Ornelas tem, por diversas vezes, apresentado reflexões aos professores de Educação Moral e Religiosa Católica, Escolas Católicas e Catequistas.

Educris|28.01.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades