D. José Ornelas, é o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Pela primeira vez um bispo de Setúbal preside ao organismo. D. Virgílio Antunes é vice-presidente

Sucedendo a D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Ornelas, 66 anos, é o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Bispo de Setúbal desde 2015 o antigo superior geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) tem estado próximo das situações limite e a sua ação fica marcada por denuncias perante as injustiças sociais como no caso dos estivadores, no final do ano passado, ou, mais recentemente, referindo-se ao bairro da Jamaica e exigindo dignidade de habitação para as populações.

Na sua primeira declaração, à Agência Ecclesia, o prelado desejou que bispos sejam o “primeiro sinal da união da Igreja em Portugal” e defende uma atitude de diálogo com a sociedade.

“O que é importante é que este grupo que são os bispos, e que sabem que por trás de cada um está uma Igreja, que sejam o primeiro sinal de união da Igreja em Portugal, que se sente ligada à Igreja do Senhor Jesus através do Papa, uma Igreja que procura valorizar todos os carismas que o Espírito lhe concede para a construir e que estejamos em diálogo com a sociedade de que fazemos parte”, afirmou D. José Ornelas.

Considerando que os bispos portugueses “estão unidos” o novo presidente da CEP, para triénio 2020-2023, reafirmou a necessidade de um “novo sonho” para mundo pós covid-19.

“Temos de construir um mundo que não seja totalmente igual, que utilize todas as riquezas que nós temos, mas também seja capaz de sonhar mundos novos e que aprendamos dos esforços todos que se fizeram neste tempo para construir uma humanidade melhor para todos”, sustentou.

Perfil

D. José Ornelas Carvalho nasceu a 5 de janeiro de 1954, no Porto da Cruz (Madeira), tendo feito a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos); foi ordenado padre a 9 de agosto de 1981.

Especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, foi professor entre 1983-1992 e 1997-2003.

Superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, cargo que assumiu a 1 de julho de 2000 foi eleito superior geral dos Dehonianos a 27 de maio de 2003, cargo que ocupou até 2015.

Apesar de ter pedido para ir para uma missão em África o Papa Francisco nomeou-o bispo de Setúbal, em agosto de 2015.

Educris|16.06.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades