Educação Cristã: «Este é um setor muito importante da Igreja», D. António Augusto Azevedo

Novo presidente da Comissão Episcopal a Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) aponta aos inúmeros “desafios” na educação cristã em Portugal

Eleito como presidente da CEECDF no passado dia 18 de abril, em plena Assembleia da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo apontou ontem a uma autêntica mudança de paradigma que se vive na Educação Cristã.

“Uma mudança de paradigma, por um lado no plano de catequese, que está a ser implementado, e depois com todos os desafios das escolas e educação que estão à nossa frente, que vão exigir renovação. Darei o meu contributo melhor possível, mas acho que vale a pena e é necessária”, afirmou em declarações à agência Ecclesia.

Assumindo o cargo “gosto e certeza”, o prelado lembrou a educação cristã como “um setor muito importante” da Igreja e um “grande desafio” para si.

“É uma escolha que aceitei com gosto e certeza, mas com responsabilidade porque é um setor muito importante que depois abrange setores de grande impacto, seja as escolas, catequese, e depois questões importantes como Educação Religiosa e Católica e as Escolas Católicas, é um desafio grande e estimulante e vão ser anos de trabalho”, desenvolveu aos microfones da agência noticiosa católica.

D. António Augusto Azevedo reforçou ainda que vai contar com toda a equipa que vai ser constituída e a “equipa já existente” que definiu como “muito competente”.

O novo presidente sucede a D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, que nesta Assembleia Plenária foi eleito para integrar, como vogal, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, e que aproveitou o Encontro Nacional de Catequese para se despedir dos educadores cristãos.

Imagem: Agência Ecclesia

Educris|21.04.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades