Fátima: D. António Augusto Azevedo é o novo presidente da CEECDF

A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reunida em Fátima até quinta-feira, elegeu hoje as presidências das suas sete comissões episcopais. 

D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, foi hoje eleito para a presidência da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), no triénio 2023-2026.

D. Nuno Manuel dos Santos Almeida, bispo auxiliar de Braga, foi nomeado como presidente da Comissão do Laicado e Família. Para a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios foi eleito D. Vitorino José Pereira Soares, bispo auxiliar do Porto. Também a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais passa a contar, como presidente, com D. Nuno Brás da Silva, bispo do Funchal.

Transitam, do anterior triénio de trabalho, nas restantes comissões, D. José Augusto Traquina Maria, bispo de Santarém, como presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana; D. José Manuel Garcia Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, e D. Armando Esteves Domingues, bispo de Angra, com a presidência da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.

D. Rui Manuel Sousa Valério, bispo das Forças Armadas e de Segurança permanece como delegado para as Relações Bispos/Vida Consagrada, e D. Nuno Brás da Silva como delegado para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE), da qual é agora vice-presidente.

D. José Ornelas reconduzido como presidente da CEP

O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas Carvalho, mantém a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa neste novo triénio. Acompanham-no D. Virgílio do Nascimento Antunes, bispo de Coimbra, como vice-presidente e o padre Manuel Joaquim Gomes Barbosa, como secretário.

O Conselho permanente fica completo com os vogais D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, bispo do Porto; D. José Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora; D. José Augusto Traquina Maria, bispo de Santarém; D. António Manuel Moiteiro Ramos, bispo de Aveiro. D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, como membro nato do Conselho Permanente na qualidade de Patriarca de Lisboa.

Perfil do novo presidente da CEECDF

D. António Augusto Azevedo foi ordenado bispo a 19 de março de 2019 na Sé do Porto.

O novo presidente da CEECDF nasceu a 4 de junho de 1962, em São Pedro de Avioso, concelho da Maia na diocese do Porto. Foi ordenado sacerdote a 13 de julho de 1986, na Sé Catedral do Porto.

Nos dois primeiros anos de sacerdócio foi Vigário Paroquial de S. Tirso, entre 1986 e 1988, assumindo função de Capelão Militar na Força Aérea de 1988 a 1990. Tornou-se Conselheiro Espiritual das Equipas de Nossa Senhora em 1989.

De 1990 a 2000 foi pároco de Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia, acumulando este múnus com a Assistência da Pastoral Operária do Porto (LOC e JOC).

Desde 2003 é docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e, em simultâneo, foi Prefeito e Professor no Seminário Maior do Porto até 2016.

Foi Juiz do Tribunal Eclesiástico do Porto desde 2004, ano em que assume a Capelania do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, entre 2004 e 2012.

De 2005 a 2019 foi o Assistente Diocesano do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM).

Foi nomeado reitor do Seminário Maior do Porto em 2012 e responsável pelo acompanhamento dos Padres Novos em 2015.

Termina hoje o mandato como presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios para assumir a presidência da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Educris|18.04.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades