Educação: OIEC disponibiliza recurso para a vivência do Ano Jubilar 2025

Recurso conta com 16 páginas e desafia as escolas “à ação”

A Oficina Internacional para a Educação Católica (OIEC), instituição da qual o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) é membro efetivo, acaba de disponibilizar o recurso «Um pacto educativo ‘glocal’ gerador de esperança».

“Partimos do desafio do Papa Francisco, sobre o Pacto Educativo Global, e queremos redobrar os nossos esforços na sua revitalização nas diferentes realidades educativas procurando uma ação local centrada em cada sala de aula, em cada escola, em cada bairro e cidade”, explica a OIEC em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Como preparação e experiência do Ano Jubilar 2025 «Peregrinos da Esperança», que a Igreja Católica inaugurou a 30 de outubro passado, a organização católica torna os “7 objetivos/compromissos fundamentais que o Papa Francisco nos propôs, na convocação deste pacto”, numa “atitude e êxodo, que passa pela conversão pessoal e comunitária”,

“Desta forma, despertaremos e daremos esperança às novas gerações, a todos os cidadãos onde estão localizadas as nossas escolas e, por contágio e testemunho, a muitas outras cidades ou regiões”, desenvolve a missiva.

A OIEC mostra-se convicta de “que é possível uma nova educação que contribua para a cocriação de uma nova sociedade mais humana, fraterna, solidária e sustentável”.

No prólogo da publicação o cardeal José Tolentino Mendonça lembra que a educação é “um ato aprofundamento enraizado no futuro”.

“Semeamos hoje com alegria, na firme esperança de colher amanhã frutos abundantes”.

O Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação da Santa Sé sustenta que o novo recurso é “uma valiosa ferramenta que nos convida a pôr-nos em caminho, utilizando palavras ricas em significado como viagem, conversão, metamorfose, processo, reconstrução”.

“Através do Pacto Educativo Global, o Santo Padre pede-nos não apenas metanoia - uma mudança profunda -, mas sobretudo, metacardia - uma renovação do coração-. O Jubileu da Educação, que se celebrará de 30 de outubro a 2 de novembro de 2025, será o nosso momento especial”, desenvolve.

O cardeal português desafia os educadores católicos a serem “protagonistas ativos, para que a luz da esperança brilhe em todos os cantos do mundo, através de uma educação capaz de se renovar continuamente”.

“Esta será uma ocasião especial para repensar o caminho percorrido nos últimos anos e relançar o Pacto Educativo Global com ainda mais força, projetando-nos com grande esperança para o futuro”, completa.

Em anexo pode aceder ao recurso em formato PDF

Educris|04.11.2024



Recursos:
OIEC: «Um Pacto Educativo Glocal, gerando Esperança»:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades