Crónicas

Do Jardim ao Lilicoptère 15 Abr. 2013
Em abril águas mil, é verdade. Abril é um mês que nos convida ao passeio, ao contato com a natureza (primavera), dias mais longos, a estar e a visitar. Hoje propomos uma visita por entre tachos, panelas, penas, ferros de engomar, corações, crochet...
Estamos a falar da exposição da artista plástica Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda: JOANA VASCONCELOS NO PALÁCIO DA AJUDA.
O palácio é uma magnífica obra da arquitetura portuguesa, que foi construído na primeira metade do século XIX, tendo sido residência oficial da monarquia portuguesa até à instauração da República. Em 1968 abriu ao público como museu. O palácio conserva, em muito bom estado, os aposentos reais, depois de apurados trabalhos de restauro e reconstituição histórica. Merece a nossa visita.
A exposição da artista plástica portuguesa estará parente ao público até dia 25 de agosto. A mostra apresenta 38 obras criadas na última década, na maioria inéditas, como A noiva, Marylin, Coração Independente Vermelho, Lilicoptère, Perruque ou War Games.
Impressiona e inquieta o espírito, logo na segunda sala, o Jardim do Éden. É uma instalação de grandes dimensões concebida com flores de fibra ótica e micro motores que acendem lâmpadas fluorescentes. Jardim do Éden (2007) é apresentado num espaço sem luz para produzir um forte impacto visual e sensorial.
“Para mim é uma grande honra estar neste palácio. Depois de Versalhes, ter a possibilidade de estar no meu país e na minha cidade a apresentar as minhas obras, num local como este, é muito importante e é um momento ...