Papa Francisco, Fátima e Buenos Aires 1998

No passado dia 13 de maio, na Cova da Iria, D. José Policarpo consagrou, respondendo a um pedido do mesmo, à Senhora de Fátima o Pontificado do Papa Francisco.

Na oração dirigida à Senhora de Fátima, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, rezava Dai-lhe o dom do discernimento para saber identificar os caminhos da renovação da Igreja; dai-lhe coragem para não hesitar em seguir os caminhos sugeridos pelo Espírito Santo; amparai-o nas horas duras de sofrimento, a vencer, na caridade, as provações que a renovação da Igreja lhe trará.

A imagem da Virgem Peregrina foi acolhida, em 1998, em Buenos Aires, Argentina. A imagem percorreu algumas ruas de Buenos Aires em procissão, com orações e cânticos, até ao Colégio de Nossa Senhora de Fátima, onde foi celebrada a Eucaristia, presidida D. Jorge Bergoglio, atual Papa Francisco.

Na homilia D. Jorge Bergoglio refletiu sobre a figura de Maria como mãe que acolhe e conforta todos os seus filhos: por isso lhe abrimos a porta do nosso coração e da nossa casa. Abrimos-lhe a porta da nossa cidade. Ela sabe onde tem de ir. Ela sabe onde tem de tocar, que carícia tem de dar; que ferida pode curar. Ela conhece a oração mais guardada no nosso coração, aquilo que de- sejamos, às vezes sem nos atrevermos a di--lo.

Conclui a sua homilia

com o seguinte texto/oração:

Querida Mãe: Bem-vinda a casa!

Ensina-nos que Jesus está vivo, que o sintamos vivo no meio de nós.

Ensina-nos a linguagem da ternura.

Bem-vinda a casa, Mãe!

Olha para a minha família, sabes do que necessita. Olha pelo nosso bairro, sabes bem onde tens de ir. Olha para o meu coração, conhece-lo melhor do que eu.

Bem-vinda a casa!

Dois acontecimentos separados no tempo, mas interpelantes para Hoje. A Senhora de Fátima ensina-nos a linguagem da ternura para estarmos abertos ao seu Filho e atentos aos homens. Nesta linguagem aprendemos a discernir o melhor caminho, somos encorajados a ultrapassar as dificuldades, porque sabemos que Mãe nunca nos deixa só, a Mãe sempre nos ampara.

Que a Senhora de Fátima continue a orientar os seus filhos e a confortar os que mais necessitam.

Avé, Maria, cheia de graça...

Bento Oliveira

Professor de EMRC


Artigos Relacionados: