Aumenta a tua produtivade

Início de mais um ano letivo. Mais um ano agitado com as colocações de professores, este ano em particular os professores de EMRC.

É importante não perder de vista que nós professores de EMRC somos portadores de uma esperança, sinais dessa esperança, arauto de uma boa nova: vale a pena fazer das nossas vidas um lugar de beleza.

Para nos ajudar na organização e planificação de mais um ano letivo, paremos um pouco e analisemos estas 9 dicas imprescindíveis para aumentar a produtividade e qualidade de vida – lista elaborada pelo perito em produtividade e gestão de projetos Tony Wong, para a revista Forbes.

1. Reduz a lista de tarefas para metade. Não é necessário fazer 30 mil coisas num único dia. Uma atitude de menos é mais (“less is more”). Foca-te nas tarefas importantes.

2. Faz mais pausas. As necessárias. Não faças da tua vida uma pausa continua.

3. Cumpre a regra do 80/20. Apenas 20% do que se faz diariamente produz 80% dos resultados.

4. Usa a manhã para te focares em ti próprio. Começa por tomar um bom pequeno almoço com a tua família, lê as notícias, medita e/ou exercitar-te.

5. Cumpre as tarefas mais difíceis antes de almoço. Os maiores desafios devem ser resolvidos

quando a cabeça está mais fresca.

6. Email: melhora a tua etiqueta. Como regra, quando receberes um email com muitas pessoas em CC, faz um favor a todos e transfere-os para BCC na tua resposta. Se a conversa for além de duas respostas de email, está na altura de pegar no telefone.

7. Cria um sistema. Com a experiência, vamos criando alguns hábitos menos produtivos mas é altura de parar para pensar.

8. Não confundas produtividade com preguiça. Apesar de ninguém gostar de admitir, a procrastinação é o pior inimigo da produtividade. Foca-te em fazer as coisas mais importantes da forma mais eficiente e eficaz possível.

9. Para de fazer tudo ao mesmo tempo. Multi-tasking? Não, obrigado!

Bom ano a todos os professores e alunos, de forma particular a todos os professores de EMRC. Que a nossa vida seja produtiva em sinais de esperança.

Bento Oliveira

Professor EMRC


Artigos Relacionados: