Nenhum caminho será longo, para uma teologia da amizade

José Tolentino Mendonça é uma das vozes originais do Portugal contemporâneo. Especialista em Estudos Bíblicos, tem abordado com rigor e criatividade os temas e os textos do cânone cristão, mantendo um diálogo sensível com as interrogações do presente. A relação entre o Cristianismo e Cultura é uma das ideias-chave do seu percurso. Passou o ano académico de 2011-12, como Straus Fellow, na New York University, integrando uma equipa de investigadores do tema "Religião e Espaço Público".

Além de ensaísta, tem uma obra poética que muitos reconhecem entre as mais marcantes do panorama atual. Os seus livros conhecem um grande sucesso em Portugal e são cada vez mais traduzidos internacionalmente.

O seu nome consta da lista dos 100 portugueses mais influentes em 2012, pela REVISTA do Jornal Expresso.

Nenhum caminho será longo, para uma teologia da amizade.

O escritor Gonçalo M. Tavares comentando este livro afirmou que a delicadeza com que José Tolentino Mendonça nos convoca para pensar a amizade é tocante. Avançamos sobre o tema numa espécie de voo em balão de ar quente; a sensação de vermos de cima, sim, mas a passo tranquilo – sem qualquer ruído perturbador.

Qual será o verdadeiro nome da amizade? E é possível a amizade ser nomeada? Quando nos confrontamos com a pergunta sentimo-nos em embaraço: de sua natureza, a amizade é um sentimento forte e intenso, sem deixar de ser uma experiência discreta, sempre singular no seu registo, quase quotidiana, na sua expressão. Não é por acaso que, nas nossas sociedades, o amor é tutelado institucionalmente. Não há, porém, nenhuma lei que tutele a amizade. Contudo, ela constitui um património humano sem o qual a nossa vida não seria a mesma ou simplesmente não seria. Falamos muito do amor e pouco da amizade. Este novo livro de José Tolentino Mendonça será uma surpresa e um marco. Capítulo a capítulo, envolve-nos numa viagem que convoca a cultura e a espiritualidade, a antropologia e a Bíblia, as artes e a experiência comum. Deixando ainda espaço para que juntemos a nossa voz, nesta espécie de elogio àquilo que os amigos são.

Segundo Timothy Radcliffe este é um livro que revela um profundo respeito pelo

outro, um livro para ser saboreado.

O padre Tolentino Mendonça lembrou, numa entrevista à Rádio Renascença, que neste Ano da Fé, o livro pode ser de grande utilidade porque é um convite a uma viagem, uma espécie de mapa antecipado que desperta para a necessidade de fazer uma viagem interior onde a relação com Deus e a relação de crente é muito tematizada. A amizade é uma forma de intimidade, mas que supõe uma distância, uma diferenciação, não uma fusão. E aí dá-se a alegria do encontro.

"Ao lado do teu amigo nenhum caminho será longo" porque um amigo, por definição, é alguém que caminha a nosso lado, mesmo se separado por milhares de quilómetros ou por dezenas de anos. Um amigo reúne estas condições que parecem paradoxais: ele é ao mesmo tempo a pessoa a quem podemos contar tudo e é aquela junto de quem podemos estar longamente em silêncio, sem sentir por isso qualquer constrangimento. Temos certamente amigos dos dois tipos. Com alguns, a nossa amizade cimenta-se na capacidade de fazer circular o relato da vida, a partilha das pequenas histórias, a nomeação verbal do lume que nos alumia. Com outros, a amizade é fundamentalmente uma grande disponibilidade para a escuta, como se aquilo que dizemos fosse sempre apenas a ponta visível de um maravilhoso mundo interior e escondido, que não serão as palavras a expressar.

Boa leitura.

Nenhum caminho será longo

Autor: José Tolentino Mendonça

Ano de Edição: 2012

Nº de Páginas: 240

ISBN: 978-989-673-260-8


Artigos Relacionados: