Media: Documentário apresenta pontificado do Papa Francisco

Festival de Cinema de Roma recebe hoje a estreia da nova obra do realizador Evgeny Afineevsky 

«Francisco» é o titulo do novo documentário do realizador americano e que reflete os passos do Papa Francsco numa série de entrevistas com o Papa e pessoas próximas dele procurando um olhar retrospetivo acerca da figura do papa que veio "do fim do mundo".

O autor quis destacar os "desafios do nosso tempo, as urgências que precisam de resposta e a missão da Igreja num olhar para aqueles que sofrem injustiças", revela o portal noticioso do Vaticano na sua edição em inglês.

A obra inclui entrevistas exclusivas com o próprio Papa Francisco, com o Papa emérito Bento XVI, com membros da família do Papa, entre muitos outros.

Com estreia marcada para hoje,em Roma,o cineasta americano prepara-se para receber, amanhã nos jardins do Vaticano, o prémio Kinéo. O galardão é entregue àqueles que promovem temas sociais e humanitários.

"Cada uma das viagens do Papa Francisco a várias partes do mundo está documentada no trabalho de Afineevsky por meio de imagens e imagens de notícias e revela um vislumbre autêntico dos eventos do nosso tempo", afirma Rosetta Sannelli, criadora do prémio, na análise da obra.

A obra foi terminada no passado mês de junho, nomeio da crise pandémica, e retrata questões como o "racismo e o abuso sexual" bem como "a guerra na Síria e da Ucrânia" e a "perseguição aos muçulmanos Rohingya".

Em comunicado o cineasta afirma que na obra o Papa Francisco "responde a perguntas com sabedoria e generosidade" e comparte com todos "exemplos emocionantes das suas lições de vida", relançando ideais que "podem ajudar-nos a construir uma ponte para um futuro melhor e crescer à medida de uma comunidade global".

A estreia de «Francisco» tem estreiamarcada para o dia 25 de outubro nos Estados Unidos da América.

O atual pontificado já havia sido retratado num filme de Wim Wenders, ‘Pope Francis – A Man of His Word’ (2018), no qual se resumem os “principais desafios globais de hoje” a que Francisco quer ajudar a responder: a morte, a justiça social, a imigração, a ecologia, as desigualdades, o materialismo ou o papel da família.

Educris|21.10.2020

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades