Regina Coeli: «Jesus continua entre nós», papa Francisco (C\vídeo)

Papa Francisco recordou "missão dos discípulos de Jesus" na solenidade da Ascenção do Senhor: "Jesus continua entre nós através do Espírito Santo", afirmou.

Leia, na íntegra, a reflexão do Santo Padre!

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje, na Itália e em outros países, é celebrada a solenidade da Ascensão do Senhor. A passagem do Evangelho (cf. Mt 28, 16-20) mostra-nos os apóstolos que se reúnem na Galileia «no monte que Jesus lhes havia indicado» (v. 16). Aqui acontece o último encontro do Senhor ressuscitado, com os seus, na montanha. O “monte” tem uma forte carga simbólica e evocativa. No monte, Jesus proclamou as bem-aventuranças (cf. Mt 5,1-12); no monte retirava-se para orar (cf. Mt 14,23); ali acolheu as multidões e curou os enfermos (cf. Mt 15, 29). Mas desta vez, no monte, não é mais o Mestre quem age e ensina, mas é o Ressuscitado que pede aos discípulos que ajam e anunciem, confiando-lhes o mandato de continuar asua obra.

Investe-os de uma missão perante as pessoas. Diz «Ide, pois, e fazei discípulos em todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que eu te ordenei» (vv. 19-20). O conteúdo da missão confiada aos apóstolos é o seguinte: anunciar, batizar, ensinar e caminhar no caminho traçado pelo Mestre, ou seja, o Evangelho vivo. Esta mensagem de salvação implica, antes de tudo, o dever de testemunhar - sem testemunho não se pode anunciar - ao qual nós, discípulos de hoje, também somos chamados a prestar contas da nossa fé. Diante de uma tarefa tão exigente e pensando nas nossas fraquezas, sentimo-nos fracos, como os próprios apóstolos certamente se sentiam. Mas não devemos desanimar, lembrando-nos das palavras que Jesus lhes dirigiu antes de subir ao céu: «Estou convosco todos os dias até o fim do mundo» (v. 20).

Esta promessa garante a presença constante e consoladora de Jesus entre nós. Mas como se realiza esta presença? Através do seu Espírito, que leva a Igreja a andar na história como companheira de todo o homem. Aquele Espírito que, enviado por Cristo e pelo Pai, opera a remissão de pecados e santifica todos aqueles que, arrependidos, se abrem com confiança ao seu dom. Com a promessa de permanecer connosco até o fim dos tempos, Jesus inaugura o estilo da sua presença no mundo como o Ressuscitado. Jesus está presente no mundo, mas com outro estilo, o estilo do Ressuscitado, ou seja, uma presença que se revela na Palavra, nos Sacramentos, na ação constante e interior do Espírito Santo. A festa da Ascensão diz-nos que Jesus, embora tenha subido ao Céu para habitar gloriosamente à direita do Pai, ainda está e estará sempre entre nós: daqui deriva a nossa força, a nossa perseverança e a nossa alegria, própria da presença de Jesus entre nós com o poder do Espírito Santo.

Que a Virgem Maria acompanhe a nossa jornada com a sua proteção materna: dela aprendemos a doçura e a coragem de ser testemunhas no mundo do Senhor ressuscitado.

Educris|24.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades