Covid-19: Papa reza pelos «comunicadores» que atenuam o isolamento (C/vídeo)

Francisco lembrou os que nos diferentes media ajudam as pessoas a suportar “este tempo de isolamento

“Hoje gostaria que rezássemos por todos aqueles que trabalham nos media, que trabalham para comunicar, hoje, para que as pessoas não se sintam tão isoladas”, disse o Papa no início da eucaristia a que presidiu na manhã desta quarta-feira na casa de Santa Marta, no Vaticano.

Francisco lembrou o papel da comunicação social “na educação das crianças, para a informação, para as ajudar a suportar este tempo de fechamento”, referiu numa transmissão online assegurada pelos serviços de comunicação do Vaticano

Na sua homilia, e tomando o trecho do evangelho de São João onde o autor “apresenta uma discussão acalorada entre Jesus e os doutores da Lei” Francisco convidou os fiéis a relerem a cena.

“Há aqui uma tentativa de mostrar a própria identidade: João procura aproximar-nos daquela luta para esclarecer a própria identidade, tanto a de Jesus como a dos doutores. Jesus coloca-os num canto, mostrando-lhes as suas contradições. E eles, no final, não encontram outra saída senão o insulto”, apontou.

Permanecer no Senhor: A identidade do discipulado

O papa afirmou então que “permanecer no Senhor”, ser “constante na sua palavra”, é a base da identidade cristã:

“A identidade cristã não é um documento que diz «eu sou cristão», um bilhete de identidade: não. É um discipulado. Tu, se permaneceres no Senhor, na Palavra do Senhor, na vida do Senhor, serás um discípulo. Se não permaneceres, serás alguém que simpatiza com a doutrina, que segue Jesus como um homem que pratica tanta caridade, tão bom, com valores certos, mas é o discipulado a verdadeira identidade do cristão”, afirmou.

Francisco explicou, então, que o “permanecer no Senhor” assenta no “deixar-se guiar pelo Espírito Santo” que faz “do discípulo um homem da tradição e da novidade”.

“Um homem livre. Livre. Nunca sujeito a ideologias, a doutrinas dentro da vida cristã, doutrinas que podem ser discutidas... permanece no Senhor, é o Espírito que inspira. Quando cantamos ao Espírito, dizemos-lhe que ele é hóspede da alma (cf. Hino Veni, Sancte Spiritus), que habita em nós. Mas isto, só se permanecermos no Senhor”, completou.

 

No final da sua reflexão o papa rezou pedindo a graça, ao Senhor, “que nos faça conhecer a sabedoria de permanecer n'Ele e a familiaridade com o Espírito: o Espírito Santo concede-nos liberdade. E esta é a unção”.

“Quem permanece no Senhor é discípulo, e o discípulo é um ungido, um ungido pelo Espírito, que recebeu a unção do Espírito e a leva por diante. Este é o caminho que Jesus nos mostra para a liberdade e também para a vida. E o discipulado é a unção que recebem aqueles que permanecem no Senhor”.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades