Metanoia – Movimento Católico de Profissionais, promove encontro que quer ser espaço de “comunhão e discernimento sobre os desafios da Igreja contemporânea”
«Que comunidades cristãs para o nosso tempo?» é o tema do Encontro de Reflexão Teológica 2025 que o movimento Metanoia dinamiza no final do mês de julho, em Leiria.
O programa inicia-se na tarde de sexta-feira, dia 25, com o acolhimento dos participantes, seguido da apresentação do encontro e de um painel de testemunhos sobre experiências de sinodalidade.
“Queremos que este seja um momento para ouvir e valorizar percursos concretos de corresponsabilidade e participação na vida da Igreja”, explica a organização no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.
Temas atuais e diversidade de vozes
De 26 a 28 de julho a iniciativa vai aprofundar temas como as «finalidades das comunidades cristãs»; os «paradigmas de autoridade»; uma «releitura da Lumen Gentium»; a «igualdade de género na Igreja» e as «estruturas de configuração prática» das comunidades.
Cada uma destas intervenções será seguida de momentos de debate, trabalho em grupo e partilha, incentivando a escuta ativa e o discernimento comunitário. O programa incluirá ainda tempos de oração, celebração e atividades culturais, como a visita ao castelo de Porto de Mós e uma noite festiva.
Uma proposta do Metanoia
O encontro é organizado pelo Metanoia – Movimento Católico de Profissionais, uma associação privada de fiéis presente em várias dioceses, que reúne pessoas com diferentes experiências e sensibilidades. O movimento promove a reflexão sobre a fé no contexto profissional e social, combatendo o conformismo e promovendo uma cultura de paz e compromisso.
Ao propor este encontro teológico, o Metanoia pretende estimular uma reflexão eclesial profunda, aberta aos desafios do presente e ao futuro das comunidades cristãs, valorizando a diversidade de carismas e a corresponsabilidade de todos os batizados.
O Encontro de Reflexão Teológica 2025 pretende ser “um espaço de escuta mútua, aprofundamento teológico e renovação pastoral”, desafiando todos a “pensar e a construir comunidades mais vivas, sinodais e comprometidas com o Evangelho”.
Os interessados podem inscrever-se AQUI
Educris|30.06.2025