Jubileu da Educação Cristã reuniu centenas de jovens na Guarda. Bispo Diocesano destacou presença dos jovens e sabedoria dos mais velhos
A Diocese de Guarda promoveu, no passado sábado, o Jubileu da Educação Cristã, numa iniciativa que reuniu duas centenas e meia de crianças e jovens, vindas de toda a Diocese da Guarda.
“Estou muito feliz com toda esta alegria, pois temos de ultrapassar aquele discurso deprimido de que é tudo velhinho. A gente mais velha tem muita sabedoria, mas também há muita gente nova nas nossas terras”, afirmou D. José Pereira em declarações divulgadas pela Diocese da Guarda.
Das diversas atividades destaque natural para a peregrinação jubilar até à catedral da cidade da Guarda que “percorreu o centro da cidade mais alta e foi um dos momentos mais marcantes deste Jubileu”.
“O bispo da Guarda juntou-se à multidão, durante todo o percurso que começou no Seminário da Guarda e terminou na Sé da Guarda, onde foi celebrada a Eucaristia”, indica o comunicado.
Catequistas, professores de Educação Moral e Religiosa Católica, chefes do Corpo Nacional de Escutas e Coordenadores de grupos juvenis, dinamizaram diversas atividades, no jardim do seminário da Guarda.
D. José Pereira disse, aos participantes no Jubileu da Educação Cristã, que “a gente para crescer bem precisa sempre da luz do sol que é a fé e para caminhar com solidez precisamos do ânimo que é a esperança”.
Para o padre José Brito, coordenador do Departamento da Catequese da Infância e da Adolescência, que organizou a celebração jubilar, “a presença de crianças, adolescentes, jovens e catequistas de praticamente todos os cantos da Diocese da Guarda foi significativa”.
Na saudação aos participantes o Bispo Diocesano afirmou que “assim como a luz do sol é necessária para um bom crescimento sem raquitismo por falta de vitamina D, também a luz da fé é necessária para um crescimento completo e sem enfezamento”.
Para o prelado “assim como a motivação firme é necessária para caminhar-se sem desistência, também a Esperança é necessária para caminhar-se na vida sem estagnar ou desistir.”.
Durante a manhã os participantes realizaram a atividade «Esperança em Ação», que incluiu workshops, jogos, música e apresentações de talentos.
Para a organização o Jubileu da Educação Cristã foi mais do que um evento: foi um tempo de graça, de encontro com Deus e com os outros, e um sinal de que a nossa Igreja diocesana caminha com esperança, com os jovens e pelas famílias.
Imagem: EMRC Guarda
Educris|16.06.2025