Fátima acolhe «Encontro Sinodal Nacional»

Iniciativa realiza-se a 11 de janeiro, em Fátima

“Refletir sobre o Documento Final do Papa Francisco e da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade e a sua aplicação prática no seio das comunidades”, são dois dos objetivos centrais do Encontro Sinodal nacional que a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) realiza no próximo sábado, dia 11 de janeiro, em Fátima.

“Este encontro dirige-se aos membros das Equipas Sinodais diocesanas e dos Conselhos Pastorais de cada diocese”, explica a CEP em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

A iniciativa, que espera acolher no Centro Pastoral Paulo VI cerca de 280 participantes, inicia-se “com as palavras de abertura de D. José Ornelas, Presidente da CEP”. Segue-se uma apresentação do Documento Final do Sínodo, a cargo do padre Eduardo Duque e de Carmo Rodeia.

Ao longo do dia a iniciativa fica marcada “por dois plenários de trabalho antecedidos por outros tantos trabalhos de grupo”.

“O primeiro plenário recairá sobre as ressonâncias do Documento Final do Sínodo e o segundo procurará responder à questão «Como concretizar a Sinodalidade na vida das comunidades?»”, desenvolve a nota.

O dia encerra com as palavras de D. Virgílio Antunes, Vice-Presidente da CEP.

A CEP espera que “este encontro nacional seja um contributo para que a sinodalidade se torne efetiva no seio das comunidades locais, tendo como horizonte a renovação eclesial”, e desenhe “um olhar sobre a realidade interna e externa da Igreja Católica em Portugal”, para que “se apontem os desafios mais prementes e se indiquem medidas concretas para a concretização da sinodalidade”, completa a nota.

Educris|09.01.2025



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades