Vaticano: Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar para Lisboa

O Papa Francisco nomeou hoje o padre Rui Gouveia, do presbitério de Setúbal, como novo bispo auxiliar de Lisboa. Ordenação episcopal acontece a 16 de fevereiro

O padre Rui Augusto Jardim Gouveia, de 49 anos, foi hoje nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Lisboa.

Nascido na África do Sul a 17 de abril de 1975, e com raízes na Madeira, o novo bispo do Patriarcado de Lisboa estudou no arquipélago e veio para o continente para cursar Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi já em Lisboa que se sentiu interpelado ao sacerdócio e ingressou no Seminário Maior de São Paulo de Almada, na Diocese de Setúbal.

Após o Mestrado Integrado em Teologia, obtido na Universidade Católica Portuguesa, é ordenado sacerdote a 6 de julho de 2008, incardinando-se na Diocese de Setúbal.

Mais tarde prossegue estudos na Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid, em Espiritualidade Bíblica e Teologia Catequética, na Universidad de San Damaso.

Atualmente servindo em Setúbal como vigário-geral da Diocese de Setúbal, pároco de Nossa Senhora da Anunciada, membro do Conselho Presbiteral e assistente Espiritual do Departamento de Pastoral Familiar, o novo bispo torna-se titular de Aradi.

Durante vários anos o padre Rui Gouveia foi o Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese em Setúbal.

Numa primeira saudação ao Patriarcado de Lisboa D. Rui Gouveia apresenta-se “como discípulos e servo de Jesus”.

“Discípulo porque creio que Jesus leva-me até Lisboa para reconhecer e conhecer o seu Rosto e continuar como filho de Deus esta peregrinação até ao Céu. Servo para trabalhar com a simplicidade e sinceridade do Evangelho nesta extraordinária porção do povo de Deus”, destaca o novo prelado.

Também o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, deu as boas-vindas ao novo bispo auxiliar destacando que “D. Rui Gouveia vem para estar connosco, a trilhar caminhos de santidade e de serviço aos irmãos”, refere em mensagem vídeo.

Em comunicado enviado ao EDUCRIS a Conferencia Episcopal Portuguesa (CEP) “manifesta o seu regozijo com esta nomeação, desejando ao Padre Rui Gouveia um fecundo serviço pastoral no Patriarcado de Lisboa e uma presença ativa como membro da Conferência Episcopal Portuguesa”.

Na hora mesma hora em que o Papa Francisco aceita a resignação, por idade, de D. Joaquim Mendes, os bispos de Portugal manifestam o “seu vivo agradecimento pelo serviço pastoral exercido como Bispo Auxiliar de Lisboa e pelo empenho manifestado nos organismos da Conferência Episcopal Portuguesa”.

Imagem: Patriarcado de Lisboa

Educris|10.12.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades