Papa inicia hoje a viagem mais longa do seu pontíficado com passagem pela Indonésia, Papua Nova Guiné, Singapura e Timor Leste
O Papa Francisco já chegou à Indonésia para o início da 45ª Viagem Apostólica do seu pontificado. Após mais de 13 horas a bordo do avião que o levou a Jacarta o Papa aterrou no maior país muçulmano do mundo e é aí que vai iniciar este périplo pelo Oriente e Oceânia.
Na 45ª Viagem Apostólica, a primeira fora de Itália em 2024, o Papa Francisco vai visitar quatro países do sudoeste asiático e da Oceânia.
Com início a 2 e termino a 13 de setembro o Papa vai visitar Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura.
De 2 a 6 de setembro Francisco visita o maior país muçulmano do Mundo, a Indonésia. Num país onde 88% dos cerca de 280 milhões de habitantes se considera muçulmano, e somente 9% se afirmam como cristãos, o Papa dá novo sinal à Igreja na atenção às ‘periferias’, tão presentes no se pontificado.
A 6 a 9 de setembro Francisco viaja para Port Moresby, capital da Papua Guiné, e vai a Vanimo, capital da província de Sandaun, no noroeste da Papua Nova Guiné.
Aqui é esperada uma visita de cortesia ao governador geral, seguida de um encontro com as autoridades, com a sociedade civil e com o corpo diplomático na ‘Apec Haus’. Segue-se novo passo na agenda preenchido do Papa com uma visita às crianças de ‘Street Ministry’ e ‘Callan Services’ na ‘Caritas Technical Secondary School’. O dia do Papa termina no Santuário de Nossa Senhora Auxiliador num encontro com os bispos de Papua Nova Guiné e das ilhas Salomão, sacerdotes, diáconos, consagrados/as, seminaristas e catequistas.
De 9 a 11 de setembro o Papa vai visitar Timor-Leste, numa presença de 48 horas que começa com um encontro com o presidente José Ramos-Horta, seguido de discurso aos representantes a sociedade civil e corpo diplomático.
Em Timor, e no dia 10, Francisco visita a escola ‘irmãs Alma’, que acolhe crianças com deficiência e encontra-se, na catedral da Imaculada Conceição, com os catequistas, bispos, sacerdotes, diáconos e seminaristas.
Como habitualmente Francisco encontra-se em privado com os membros da Companhia de Jesus, na Nunciatura Apostólica, e à tarde preside à eucaristia em Tasi Tolu, no sul de Díli.
A 11 de setembro, e ainda antes da partida para a última etapa desta viagem, o Papa encontra-se com os jovens timorenses no Centro de Convenções de Díli.
Chegado a Singapura, onde permanece de 11 a 13 de setembro, Francisco visita nova Igreja minoritária – nesta autêntica cidade-estado apenas 8% dos seus mais de 5 milhões de habitantes - se reconhecem como cristãos, na sua grande maioria das tradições da reforma.
Neste território do sul do continente asiático o Papa fará uma visita de cortesia ao presidente, seguido de encontro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático no Teatro do Centro Cultural Universitário da “National University of Singapore”. Durante a tarde Francisco celebra a Eucaristia no Estádio Nacional de Singapura.
A viagem termina a 13 de setembro com Francisco a encontrar-se na Casa ‘Santa Teresa’ com doentes e idosos. A visita a Singapura encerra com um encontro inter-religioso com os jovens no ‘Catholic Junior College’.
Imagem: Vatican Media
Educris|03.09.2024