Ângelus: «Somos feitos para a pureza de vida, para a ternura, para o amor», afirma o Papa

Francisco criticou hoje os “ritualismos” exteriores e estéril e lembrou os fiéis que a “pureza para Jesus diz respeito às atitudes exteriores”

O Papa Francisco lamentou hoje os cristãos que saem da missa dominical e ficam no adro da Igreja “na tagarelice e na maledicência de tudo e de todos”.

“Se se vai à missa e depois se faz estas coisas, é uma coisa feia! Ou ser piedoso na oração, mas depois em casa tratar os membros da própria família com frieza e desprendimento, ou negligenciar os pais idosos, que precisam de ajuda e companhia”, advertiu.

Trazendo para a sua reflexão o trecho do evangelho deste Domingo, que aborda a questão dos “puros e dos impuros”, o Papa lembrou que a sociedade ao tempo de Jesus considerava que a pureza se relacionava diretamente “com a observância dos ritos e regras de comportamento” e com o evitar “qualquer contacto com coisas ou pessoas consideradas impuras”.

“Para Jesus a pureza não está ligada aos ritos exteriores, mas sobretudo às atitudes interiores. Para ser puro, portanto, não adianta lavar as mãos várias vezes, se no coração se albergam maus sentimentos como a ganância, a inveja ou o orgulho, ou más intenções como o engano, o roubo, a traição e a calúnia”, desenvolveu o Papa.

Francisco exortou os fiéis, reunidos na praça de São Pedro, a esta atitude de Jesus que “não negligencia ninguém” mas “atua sempre” sem “desprezar os pobres e os últimos”.

“Somos feitos para outra coisa. Somos feitos para a pureza de vida, para a ternura, para o amor”, concluiu o Papa.

Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2024

No final da recitação do Ângelus, e nas palavras finais, Francisco deu conta da realização do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação e expressou o desejo que “as instituições, associações, famílias e cada pessoa” possam assumir “um compromisso concreto pela nossa casa comum”.

“O grito da Terra ferida é cada vez mais alarmante e exige uma ação decisiva e urgente”, completou.

Educris|01.09.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades