Igreja/Cultura: Prémio «Árvore da Vida» para João Manuel Duque

Prémio evoca teólogo como “figura marcante da cultura portuguesa” e “cruzador de fronteiras”

João Manuel Duque foi hoje distinguido com o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes. O prémio, atribuído pela Igreja católica através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, destaca o pró-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), presidente do Centro Regional de Braga da mesma instituição e professor catedrático da Faculdade de Teologia, como uma “figura marcante da cultura portuguesa”.

“A reflexão de João Manuel Duque situa-se entre a teologia e a filosofia; entre estes saberes e a arte, especialmente a música (compositor que é, membro de coro e diretor artístico, em Portugal e na Alemanha, para além de uma reiterada reflexão no campo, traduzida em diversas publicações e no ensino na Escola de Artes da UCP, no Porto); entre os escritos académicos e a humildade dos pequenos artigos de formação evangelizadora (pense-se na sua colaboração em ‘O Mensageiro’)”, destaca a justificação do júri do prémio.

Sendo o primeiro teólogo a receber o Prémio o júri destaca a sua propensão para ser um “cruzador de fronteiras” e as “com várias obras publicadas e vasto curriculum académico”.

O Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes é conferido pela Igreja católica, através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, para destacar um percurso ou obra que, além de atingirem elevado nível de conhecimento ou criatividade estética, refletem o humanismo e a experiência cristã.

O júri, presidido pelo bispo D. João Lavrador, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, é ainda composto por Guilherme d’Oliveira Martins, José Carlos Seabra Pereira, P. Júlio Trigueiros, SJ e Maria Teresa Dias Furtado.

A sessão de entrega do Prémio, com a escultura “Árvore da Vida”, concebida por Alberto Carneiro, e 2 500 euros, quantia patrocinada pela primeira vez pela Fundação Ilídio Pinho, ocorrerá em data e local a anunciar.

João Manuel Duque destaca a importância da disciplina de EMRC na formação das novas gerações

Na II Edição de «O Clique ao Toque» o teólogo, agora distinguido, apresentou uma reflexão sobre a importância do estudo do fenómeno religioso nas escolas e sustentou uma formação "superior aos próprios sacerdotes" para os docentes da disciplina. 

Recorde AQUI a sua intervenção

Imagem: Arquivo Educris

Educris|22.11.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades