Escolas Católicas promovem formação sob o lema «Enquanto há vida, há esperança»

Iniciativa é dirigida a funcionários não docentes e conta com a presença de Fernando Moita, do Secretariado Nacional da Educação Cristã

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) vai realizar, dia 23 de maio, pelas 14h30, em plataforma a distância, uma ação de formação destinada a todos os educadores não docentes das escolas católicas portuguesas.

Sob o tema «Enquanto há vida, há esperança», a iniciativa tem como objetivo reforçar o papel destes profissionais na missão educativa das instituições católicas.

A formação será orientada por Fernando Moita, secretário da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

O encontro pretende refletir sobre o Jubileu da Esperança, numa abordagem que “valoriza o testemunho da fé e o sentido de missão no quotidiano escolar”.

Segundo a APEC, esta sessão quer “inspirar os funcionários não docentes a reconhecerem a importância da sua missão educativa, pautando a sua ação pela alegria e esperança evangélicas, mesmo nos momentos de maior dificuldade”.

A formação apresenta-se como “um espaço de diálogo sobre a identidade da Escola Católica”, incentivando “à reflexão sobre as características que distinguem este modelo educativo de outras propostas de ensino”.

Esta ação presencial insere-se num ciclo de formações, que a APEC tem vindo a dinamizar ao longo do ano letivo, incluindo sessões online dirigidas a funcionários administrativos, realizadas em outubro, janeiro e fevereiro, passados.

Atualmente, Portugal conta com 122 escolas católicas, que acolhem mais de 65 mil alunos, cerca de 5300 docentes e 3300 trabalhadores não docentes.

Educris|20.05.2025

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades