«O teu lugar é a Cátedra», afirma o Papa aos educadores Lassalistas

Leão XIV destacou o papel essencial da educação cristã, exortando os irmãos lassalistas a renovarem a sua missão com criatividade e espírito profético.

O Papa recebeu hoje, em audiência, os membros do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, também conhecidos como lassalistas, numa audiência especial por ocasião de dois marcos históricos: os 300 anos da bula In apostolicae dignitatis solio, que aprovou oficialmente o Instituto e a sua Regra, e os 75 anos da proclamação de São João Batista de La Salle como padroeiro dos educadores, feita por Pio XII em 1950.

No seu discurso, o Santo Padre destacou o impacto contínuo da missão lassalista no mundo, destacando “a frescura de uma rica e vasta realidade educativa” ainda presente em vários países. Leão XIV pediu aos presentes para se apropriarem do carisma do fundador, São João Batista de La Salle, como fonte de inspiração para a realidade atual.

“Criou um sistema de educação: o das escolas cristãs, gratuitas e abertas a todos”, lembrou.

Num olhar para os inícios dos Lassalistas, o papa sublinhou “o carácter inovador” deste projeto educativo com destaque para a “introdução do ensino em língua francesa”, assim como “o modelo de turmas em vez de aulas individuais” e o “envolvimento das famílias” através do designado “triângulo educativo”.

“A juventude do nosso tempo é um vulcão de vida, de energia, de sentimentos, de ideias”, disse o Papa, alertando, no entanto, para os novos desafios, como o isolamento, o relativismo e a falta de espaços de escuta e diálogo.

Citando São João Batista de La Salle Leão XIV recordou os educadores que “o teu altar é a cátedra”, e reforçou a necessidade de uma continua “formação dos professores e o fortalecimento das comunidades educativas como meio de evangelização”.

No final da sua intervenção Leão XIV agradeceu “o carisma da escola, que abraçais com o quarto voto de ensino” e considerou que este, “além de ser um serviço à sociedade e uma preciosa obra de caridade, surge ainda hoje como uma das mais belas e eloquentes explicações daquele múnus sacerdotal, profético e real que todos recebemos no Batismo”, completou antes de agradecer o trabalho da família Lassalista.

Imagem: Vatican MEDIA

Educris|15.05.2025



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades