Organismo internacional assegura “oração fraterna” ao novo Papa Leão XIV e renova “empenho na educação integral dos jovens de todo o mundo”
A Oficina Internacional para a Educação Católica (OIEC) afirma hoje “acolher com alegria e esperança” a eleição do novo papa para a Igreja e lembra a situação do mundo atual.
“Num mundo em busca do seu rumo, confrontado com desafios sem precedentes - guerras, injustiças, convulsões climáticas, divisões sociais - o anúncio deste novo pontificado é um farol de nova luz”.
Agradecendo aos cardeais católicos “esta escolha guiada pelo Espírito Santo”, a organização internacional “assegura hoje ao Santo Padre a sua oração fraterna e o seu renovado empenho na educação integral dos jovens de todo o mundo”, e deixa uma mensagem de “profunda homenagem” ao Papa Francisco.
“Este anúncio não pode ser recebido sem uma profunda homenagem a Sua Santidade o Papa Francisco, cujo pontificado permanecerá para sempre uma fonte inestimável de inspiração”, lê-se na nota enviada hoje ao EDUCRIS.
A OIEC recorda que os “seus gestos proféticos” e a “sua atenção constante aos mais pobres”, o “seu apelo vibrante a uma ecologia integral” e a busca “incansável da paz e do seu desejo de construir a fraternidade universal”, deixaram “a sua marca na história da Igreja e alimentou de forma duradoura a nossa missão educativa”, desenvolve.
Considerando ser este um dia de “profunda solenidade”, por ocasião da eleição do 267º sucessor de São Pedro, a organização educativa deseja que o novo papa prossiga, “com o coração de pastor” a missão da Igreja.
“O Papa Leão XIV é agora chamado a prosseguir, com coração de pastor, a missão confiada à Igreja: anunciar o Evangelho no coração do mundo, promover a dignidade de cada pessoa humana, dialogar com as culturas, construir pontes entre os povos e abrir caminhos de esperança e de paz para as novas gerações”, lê-se.
A OIEC está presente em todo o mundo com uma rede de escolas, professores e comunidades educativas, e afirma estar preparada para responder “com fé, criatividade e fidelidade ao apelo do novo Papa, em linha com o seu compromisso com o Pacto Educativo Global”.
“Juntamente com ele, continuaremos a formar educadores portadores de paz, jovens capazes de discernimento e comunidades atentas aos mais vulneráveis”.
No final da mensagem a OIEC expressa o desejo de que “o Senhor acompanhe o Papa Leão XIV e lhe dê força, sabedoria e delicadeza para conduzir a Igreja pelos caminhos da verdade, da justiça, da paz e da fraternidade”.
Educris|108.05.2025