Fátima: V Jornada Pastoral da Escola Católica debate «identidade e futuro»

Iniciativa realiza-se a 1 de julho e dirige-se a direções e administrações das Escolas Católicas

«Identidade e futuro da Escola Católica» é o tema da V Jornada Pastoral que a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) e o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) dinamizam a 1 de julho, em Fátima.

Realizada num contexto desafiante para as instituições de ensino católicas em Portugal, marcado pela “escassez de vocações religiosas, pelo envelhecimento dos consagrados e pelo risco de transferência de escolas para entidades que poderão não assegurar a continuidade da identidade católica”, a iniciativa vai procurar responder “questões estruturantes para o futuro da Escola Católica (EC)” como os da “a continuidade dos projetos educativos congregacionais”, a “viabilidade de escolas de pequena dimensão” e a “necessidade de encontrar novos modelos organizacionais que assegurem a identidade e revitalização contínua destas instituições”, lê-se no comunicado enviado ao EDUCRIS.

A iniciativa inicia-se pelas 9h45 e inclui intervenções da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), do SNEC e da APEC.

Do programa destaque o painel que reúne o Secretário-Geral das Escuelas Católicas de Espanha, que vai apresentar a experiência de mais de 30 anos do país vizinho e um outro painel que apresenta “experiências de instituições nacionais”.

“Queremos muito contar com o maior grupo possível de estruturas diretivas das escolas católicas” e apelamos à mobilização “dos responsáveis das congregações religiosas e dioceses titulares”, tendo em conta a atualidade do tema e “o compromisso com o futuro da identidade católica no ensino”, completa.

As inscrições são realizadas diretamente com a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC).

Educris|5.05.2025



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades