Iniciativa decorre de 21 a 22 de março e reflete sobre situação das escolas católicas na europa
A cidade de Tirana, na Albânia, acolhe a 104ª Assembleia Geral do Comité Europeu para a Educação Católica (CEEC).
O encontro, que conta com a presença “de 38 delegados, de 18 países europeus”, dá a conhecer melhor a situação das escolas católicas europeias, em especial a realidade das escolas católicas da Albânia – um país que esteve, até 1991, sujeito ao domínio comunista, que baniu a religião do espaço público, e aprofunda as experiências e desafios para o setor na Europa.
Ao longo dos dois dias os responsáveis europeus analisam, em grupos de trabalho, o “papel das escolas católicas na Europa, perante os múltiplos desafios que se apresentam, quando estão a viver circunstâncias muito particulares”, lê-se na nota enviada do EDUCRIS.
A ocasião é momento para abordar o tema da “liberdade de educação”, que tem contornos distintos no espaço europeu, e que exige “de todos os governos alterações profundas de mentalidade, de forma a cumprir-se o direito natural de os pais poderem escolher a escola para os seus filhos, sem encargos adicionais”, adianta a nota.
Portugal está representado por Fernando Moita, diretor do SNEC, e Fernando Magalhães e Jorge Cotovio, presidente e secretário-geral, respetivamente, da APEC.
Educris|21.03.2025