Iniciativa internacional assinala o Centenário da Presença das Irmãs da Apresentação de Maria na Madeira
«Educação, Solidariedade e Evangelização: Da Europa para a Madeira, da Madeira para o Mundo» é o tema do Congresso Internacional que a cidade do Funchal vai acolher de 7 a 11 de julho de 2025.
“Este congresso pretende demonstrar o contributo das Irmãs da Apresentação de Maria em Portugal, na relação com os diferentes países onde se têm implantado e nos quais desenvolvem a sua ação transformadora, a partir do ato educativo”, lê-se na nota enviada hoje ao EDUCRIS.
Com diversas escolas na região autónoma da Madeira, vários especialistas vão aprofundar a reflexão crítica sobre o passado, o presente e o futuro desta congregação e da sua capacidade em “implantar, em contexto pouco favorável do ponto de vista ideológico e político, uma congregação feminina gerando uma rede de comunidades de serviço em diversos pontos do nosso país”.
“Trata-se de compreender a dimensão e a relevância da intervenção de tantas mulheres que entregaram a vida a um grande ideal com implicações sociais, políticas, culturais e religiosas”, desenvolve a nota.
Do programa destaque natural para a presença de D. José Tolentino Mendonça, cardeal português e atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, e nomes como o de Carlos Fiolhais, D. Manuel Clemente, Isabel Morujão ou José Eduardo Franco, entre outros.
As inscrições realizam-se AQUI e no site da iniciativa pode aceder a todo o programa
Educris|21.11.2024