Estrasburgo: Escolas vão fazer «diagnóstico ao estado do ensino católico na Europa»

Novidade fez parte da Assembleia Geral das Escolas Católicas que decorreu em Estrasburgo

As Escolas Católicas da Europa vão realizar “um diagnóstico ao estado do ensino católico”, na região.

A novidade foi apresentada por Paul Meany, na 103ª Assembleia Geral do Comité Europeu para a Educação Católica (CEEC), que se realizou de 14 a 17 de novembro.

“Precisamos realizar um diagnóstico do estado das escolas católicas na Europa, procurando dar continuidade ao trabalho iniciado sobre a formação de diretores e alargando-o ao nível dos docentes”, precisou na ocasião o presidente da CEEC.

Num encontro que recuperou “o estado da escola católica no continente europeu”, os participantes escutaram vários responsáveis apresentar “as diferentes realidades do ensino católico na europa”, com destaque para o caso de Estrasburgo onde o ensino da religião nas escolas do estado é obrigatório.

Na sessão Louis-Marie Piron, secretário-geral da CEEC, deu conta da sua participação nos congressos das escolas católicas de Portugal e Espanha e congratulou-se pela “homenagem realizada aos antecessores do ensino católico em Portugal” e considerou que “a presença de representações dos dois países em ambos congressos demonstra um “ambiente de fraternidade vivida entre as duas estruturas, num mundo marcado por características inversas”.

Durante os trabalhos a Oficina Internacional para a Educação Católica (OIEC) anunciou que o Dia Mundial da Educação Católica, em 2025, terá como tema «Um pacto educativo global, gerador da esperança».

Os participantes aprofundaram, ainda, o documento de trabalho «Ousar a Esperança», que vai condensar o pensamento das instituições de ensino católico sobre o futuro da educação no continente e o papel distintivo do cristianismo neste setor.

A próxima Assembleia Geral da CEEC vai realizar-se na Albânia, a 21 e 22 de março de 2025.

No 60º aniversário da declaração Gravissimum Educationis a CEEC projeta já um Simpósio para 10 e 11 de outubro de 2025, em Londres.

Portugal esteve representado pelo professor Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã e por Fernando Magalhães, presidente da Associação portuguesa de Escolas Católicas.

Educris|18.11.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades