Igreja: Semana Nacional da EMRC assinalada com prece nas Eucaristias

Iniciativa decorre de 25 a 31 de maio e conta com dezenas de iniciativas nas escolas de todo o país

No próximo domingo, domingo VI da Páscoa, a Oração Universal das Eucaristias em Portugal vai contar com uma prece especial.

“Pelos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, suas famílias e professores, para que aprendam, eduquem com verdade e esperança e edifiquem um mundo mais justo e mais fraterno, oremos”, é o pedido expresso pelos responsáveis da EMRC.

“Esta semana inicie com um convite à gratidão, ao louvor e à oração pelos bons frutos do trabalho de muitos”, lê-se na nota que acompanha a prece e que mereceu a aprovação do Secretariado Nacional de Liturgia

A prece está disponível AQUI e pode ser acrescentada à restantes partes da Oração Universal.

A Semana Nacional da EMRC pretende “promover a comunhão e partilha do trabalho concretizado por alunos e professores nos diferentes contextos educativos" e em "ambiente jubilar" vai "evidenciar o papel de relevância da disciplina de EMRC na educação integral e integradora das crianças e adolescentes", completa.

Jornada para professores em Fátima

«EMRC: Cuidar da Esperança com profecia» é o tema geral de uma Jornada para docentes "convoca à reflexão crítica e prospetiva sobre o papel da disciplina de EMRC no contexto escolar contemporâneo".

"Pretendemos dar continuidade à semana e webinar de EMRC do ano letivo anterior e de valorizarmos e celebrarmos a caminhada de 5 anos que ao hoje e aqui nos trouxe, em ritmo sinodal e de corresponsabilidade na construção dos recursos didáticos da disciplina de EMRC", explicam os responsáveis.

O encontro vai contar com a presença de oradores como o Jorge Bacelar Gouveia, constitucionalista e docente da Universidade Nova de Lisboa, e  Carlos Costa Gomes, da Universidade Católica Portuguesa, cujas intervenções trarão "densidade científica e uma visão humanista ao debate sobre o papel da educação moral e religiosa hoje".

A sessão de abertura vai estar a cargo de D. António Augusto Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, acompanhado por Fernando Moita, secretário da CEECDF e diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

A 31 de maio destaque para uma mesa redonda  que conta com representantes de Portugal, Espanha e Itália, assinalando um significativo passo na construção de pontes entre países e experiências educativas no âmbito da EMRC.

O programa integra ainda workshops temáticos, a apresentação dos novos manuais escolares do 2.º e 6.º anos e módulos do Ensino Profissional, momentos culturais e celebrações espirituais, culminando com a celebração da Eucaristia, às 18h30 do dia 31 de maio.

“Todos nos envolvemos, todos somos interpelados a ser cuidadores na esperança e com olhos e coração de profeta”, lê-se na nota de apresentação do encontro, que reforça a dimensão sinodal e corresponsável da missão educativa da EMRC.

Programa da Semana com novidades e apelo à participação de todos

Durante a semana, será utilizado um cartaz único e uma plataforma digital comum para o registo e divulgação das atividades a nível escolar, diocesano e nacional.

Entre as atividades nacionais destaque, ainda, para a “«1.ª Mostra “Arte(s) da EMRC» em fotografia, com o tema «O teu olhar de Esperança».  A 29 de maio, na Capelinha das Aparições, em Fátima, a oração do terço vai ser orientada por docentes, alunos e pais da disciplina.

Ainda em preparação está uma “proposta de uma aula especial sobre o Jubileu com recurso a materiais educativos digitais”.

Imagem: PQ

Educris|22.05.2025



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades