Faculdade de Teologia aposta no digital para servir melhor “públicos geograficamente dispersos”
A Universidade Católica Portuguesa, através da Faculdade de Teologia volta a propor o Curso de Ciências Religiosas, licenciatura e mestrado, em regime de ensino à distância.
“Quem se interessa por esclarecer a sua fé pode fazê-lo no contexto de uma turma virtual, com interação entre os alunos, mas estando livre daquilo que são os condicionalismos da sua localização, da sua geografia, e mesmo da organização do seu tempo”, lê-se no comunicado enviado ao EDUCRIS.
Procurando servir “públicos geograficamente dispersos e em contextos de vida diversificados” a lecionação não obriga “a presença física dos alunos nas instalações da Universidade em Lisboa, Porto e Braga”, o que traz consigo “maior flexibilidade”.
“As comunicações são preponderantemente assíncronas, se bem que em períodos estabelecidos para cada módulo de cada unidade curricular”, realça a nota enviada ao EDUCRIS.
A Licenciatura em Ciências Religiosas pretende ajudar os discentes a “aceder ao conhecimento teológico da tradição bíblica e cristã” e capacitá-los para intervir na animação sociorreligiosa de comunidades e grupos”.
“Queremos que sejam capazes de reconhecer o impacto sociocultural das representações e práticas religiosas e possam identificar e relacionar as diversas dimensões da experiência religiosa”, completa a nota.
O Mestrado em Ciências Religiosas (MCR) visa o aprofundamento dos estudos teológicos numa vertente prática e habilita profissionalmente para a docência da Educação Moral e Religiosa Católica no ensino básico e secundário.
Educris|19.05.2025