Jovens do 3.º ciclo vão viver um dia de festa, aprendizagem e compromisso ambiental inspirado nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti
A cidade da Póvoa de Varzim acolhe amanhã, dia 15 de maio, a quarta edição do EMRC SpringFest’25. A iniciativa, promovida pelo Serviço de EMRC, do Departamento Arquidiocesano para a Presença da Igreja no Ensino, da Arquidiocese de Braga, em parceria com a Câmara Municipal local espera receber mais de 10 mil alunos do 3.º ciclo, oriundos de praticamente todas as escolas da Arquidiocese, num dia dedicado à animação, reflexão e educação para a responsabilidade social e ambiental.
Inspirado nas encíclicas do Papa Francisco «Laudato Si’» e «Fratelli Tutti» a iniciativa pretende “mobilizar os jovens em torno de valores como a empatia, a união, a solidariedade e o respeito pela natureza”.
“Este é um acontecimento que se articula com o currículo da disciplina de EMRC, e pretende criar uma experiência marcante, fora do contexto escolar tradicional, onde o lazer e a formação se cruzam de forma inovadora”, lê-se no comunicado enviado ao EDUCRIS.
“Queremos identificar, consolidar e estabelecer dinâmicas para a construção de um projeto de vida, valorizado pela disciplina de EMRC,”, sublinha o padre Miguel Rodrigues, diretor do Departamento Arquidiocesano para a Presença da Igreja no Ensino.
A programação inclui centenas de professores e voluntários e conta com dezenas de workshops temáticos, desde yoga, Krav Maga, boxe, a momentos de expressão artística e musical. A animação será garantida por artistas como PETTE, Domingos Moça, Lik e André Hercules. Para os mais aventureiros, haverá insufláveis, paddle no lago e várias atividades ao ar livre.
O SpringFest’25 insere-se numa dinâmica mais ampla de valorização da disciplina de EMRC e da formação integral dos alunos, promovendo a construção de uma escola cidadã que forma para o futuro.
Educris|14.05.2025