Cerca de 650 alunos de diferentes agrupamentos da Diocese de Lamego reuniram-se em Vila Nova de Foz Côa, no passado dia 9 de maio, para participar no IX Encontro de Alunos de EMRC
Foi sob o lema «Rotas de Esperança», que os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) coloriram a cidade de Vila Nova de Foz Côa “com alegria, música e solidariedade”, reafirmando o “compromisso com um futuro mais pacífico e inclusivo”.
O IX Encontro de Alunos de EMRC da Diocese de Lamego foi para muitos “acontecimento inesquecível” - 650 alunos, vindos de nove agrupamentos escolares de diferentes zonas da região, uniram-se para celebrar “a esperança e a amizade”.
“Com o rio Douro e as paisagens durienses como pano de fundo, o encontro fez-se de partilhas, atividades culturais e momentos de verdadeira alegria coletiva”, explica ao EDUCRIS António Rodrigues, diretor do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso de Lamego.
O Parque de Santo António e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pranto, com a sua arquitetura manuelina, serviram de cenário para as atividades, que incluíram animação musical, desportos tradicionais e muitas surpresas.
“A alegria e o entusiasmo tomaram conta dos participantes, que dançaram e cantaram ao som das melodias coreografadas pelo animador Kassama, um nome já conhecido pela sua energia contagiante”, recorda.
Para o Secretariado Diocesano do Ensino Religioso de Lamego, entidade, organizadora o IX Encontro “é um reflexo do que queremos para o futuro”.
“Jovens felizes, unidos e que sabem partilhar momentos de paz e esperança", declaram.
Para além das atividades lúdicas os alunos realizaram uma «Arruada», pelas ruas históricas de Vila Nova de Foz Côa, onde se cruzaram com a população local, que retribuiu com acenos e sorrisos, mostrando a “verdadeira essência de uma comunidade unida pela solidariedade”.
"Ver os sorrisos dos jovens e a alegria que transmitiram para as ruas da nossa cidade é um símbolo do que desejamos para o mundo de amanhã: um mundo onde os mais velhos acolhem e os mais jovens são portadores de esperança", desenvolve o responsável.
A iniciativa resulta de uma parceria entre o Município de Vila Nova de Foz Coa, o Agrupamento de Escolas local e o Secretariado Diocesano do Ensino Religioso de Lamego.
"Partimos com o coração cheio e a promessa de voltar. Há sempre algo novo a descobrir e a partilhar nestes encontros. Este é o verdadeiro espírito de EMRC: dar sentido à vida através da partilha, da fé e da amizade", completa António Rodrigues.
Educris|14.05.2025