«Semeadores de Esperança» fazem a festa da EMRC em Fátima

São esperados mais de 4 mil participantes em nova edição do Encontro Nacional da EMRC do 1º ciclo

Fátima volta a acolher, no próximo dia 30 de abril, a 23ª edição do Encontro Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para alunos do primeiro ciclo, num encontro onde se quer “fazer festa” à volta do tema da “esperança”.

“Vamos fazer FESTA! Com a alegria contagiante das crianças seguimos juntos nesta caminhada, mantendo os nossos corações abertos e reforçando o compromisso de construir um mundo mais fraterno e solidário”, explica a equipa nacional da EMRC em declarações ao EDUCRIS.

Sob o tema «Com EMRC, somos semeadores de Esperança!» a iniciativa quer “celebrar a importância e a dimensão transformadora da Esperança”, e está já a ser preparado com uma atividade preparatória sob o tema “O mistério da semente desaparecida”.

“Os alunos, dos 69 agrupamento escolares, receberam um link com vários desafios que vai aprofundar o sentido e a intencionalidade pedagógica do tema deste ano e que vai resultar na partilha solidária a favor das ‘Aldeias de Crianças S.O.S de Portugal”, desenvolve a organização.

À chegada a Fátima, no Centro Paulo VI, os vários agrupamentos de escolas, vão entregar a esta instituição “bem não perecíveis”, para ajudar o trabalho desta organização de solidariedade social.

Para além desta atividade preparatória alunos e professores foram desafiados a criar “uma semente, a partir de alguns modelos que disponibilizámos”, e que vai representar “a sua escola num mural que vai estar em destaque na celebração que se realiza na Basílica da Santíssima Trindade”.

O dia começa pelas 10h00, com o acolhimento das várias escolas e agrupamentos no Centro Paulo VI.

Pelas 12h15 a Basílica da Santíssima Trindade acolhe todos os participantes para uma celebração na basílica da Santíssima Trindade onde os mais pequenos vão “agradecer o dia” e aprender o que e “ser semente de esperança” no dia a dia, nas suas comunidades educativas e nas suas famílias.

Durante o dia o Centro Paulo VI acolhe três sessões culturais com uma adaptação da obra de «O Pinóquio» que apresenta aos alunos “valores importantes para o bem crescer” como “a amizade, a esperança, a verdade, a alegria e a bondade”, completam. O XXIII Encontro Nacional da EMRC para os alunos do 1.º Ciclo é uma atividade do Secretariado Nacional da Educação Cristã ( SNEC) através do Departamento Nacional da EMRC.

Educris|11.04.2025



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades